Notícias

Projeto da EMEF José Carlos Nicoleto recebe prêmio “Criativos da Escola”

Em iniciativa conduzida pela professora Danila Begio, estudantes aprenderam recursos audiovisuais e produziram curta-documentário

Publicado em: 07/01/2019 12h04 | Atualizado em: 30/11/2020

criativos_escola_740x430.jpg

Entre 1 e 4 de dezembro de 2018, a professora Danila Begio, junto com os estudantes Hian Dias, Sabryna Souza e Aline Ellen, da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José Carlos Nicoleto, da Diretoria Regional De Educação (DRE) São Mateus, estiveram em Fortaleza (CE) para receber o Prêmio Criativos da Escola.

Foram selecionados 11 projetos que mais se destacaram nos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. As equipes premiadas viajaram para a capital cearense e participaram de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração.

Reconhecido pela iniciativa, o projeto “Cinezito: a educação através do cinema”, realizado pela professora Danila Begio, propôs formação na área do audiovisual a 25 estudantes do 9º ano da unidade.

O objetivo geral do projeto foi dar possibilidade aos estudantes de se tornarem criadores, permitindo a expressão do seu ponto de vista, a exibição de sua realidade e a manifestação de sua criatividade. Os alunos aprenderam recursos básicos de fotografia, som e edição, vivenciando a prática cinematográfica dentro do ambiente escolar.

Os temas escolhidos pelos estudantes foram alcoolismo, drogas e violência contra a mulher. Os alunos realizaram pesquisas sobre o tema, análise de dados, elaboraram um pré-roteiro, obtiveram depoimentos e produziram um curta-documentário. O filme não ficou restrito aos muros da escola – ele entrou na programação da Mostra ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André), com exibições no Sesc da cidade da Grande São Paulo.

Confira o vídeo:



Criativos da Escola
– O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262