Notícias
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Projeto Criança Monitora incentiva empatia, cooperação e corresponsabilidade entre alunos
Publicado em: 09/10/2025 17h51 | Atualizado em: 09/10/2025Na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro, localizada no Jardim Helena e vinculada à Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE-SM), o projeto Criança Monitora, coordenado pela professora Fabiana Guedes dos Santos, mobilizou as crianças da turma 7M para promover atitudes de empatia, cooperação e corresponsabilidade, tornando o ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
A iniciativa surgiu como resposta a pequenos acidentes e situações de risco observados no cotidiano da escola, incentivando as crianças a refletirem sobre como cuidar de si mesmas e dos colegas. De forma lúdica, elas assumem o papel de monitoras, utilizando coletes e crachás, e exploram os diferentes espaços da unidade para identificar pontos de atenção. Em rodas de conversa, compartilham observações e discutem com a turma e a professora estratégias de cuidado coletivo.
Além das observações, as crianças participaram da criação de materiais informativos — como placas de alerta, cartazes e painéis — que reforçam a importância da segurança e do respeito aos espaços comuns. Um painel permanente na sala de referência exibe fotos, frases e ilustrações produzidas pelos monitores, enquanto as rodas de elogios incentivam o reconhecimento público das boas atitudes dos colegas.
O mapeamento realizado pelas monitoras destacou áreas da escola que exigiam maior atenção, estimulando o debate sobre preservação e segurança. O entusiasmo das primeiras participantes mostrou que assumir responsabilidades pode ser uma forma divertida de aprender, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao grupo. Professores e equipe gestora acompanham de perto todas as atividades, garantindo a orientação e a segurança necessárias.
De acordo com a gestora da unidade, Lígia S. Rocha, a proposta tem ampliado o senso de comunidade entre as crianças. “As crianças percebem que cuidar é também uma forma de brincar e aprender. Quando reconhecem a importância de proteger a si e aos colegas, constroem valores que vão além da sala de aula”. Destacou.
O Projeto Criança Monitora não apenas ensina sobre responsabilidade, mas também transforma a convivência cotidiana entre as crianças. A iniciativa reforça a ideia de que o cuidado mútuo e a responsabilidade coletiva devem ser trabalhados desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e colaborativos.
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
11ª edição dos Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus movimenta o CEU Alto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta Plano de Ação da Gestão de Riscos para Integridade
Secretaria Municipal de Educação
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado
Bom de Prova
Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Relacionadas
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta funcionam no feriado de 15 de novembro com atividades para a comunidade
Publicado em: 10/11/2025 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Bom de Prova: conheça exemplos de quando a busca ativa vira união e conquista
Publicado em: 10/11/2025 1h08 - em Bom de Prova
Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil com ações e eventos que reúnem crianças e educadores
Publicado em: 07/11/2025 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação



