Notícias
Projeto Convívio Musical na EMEF Geny Maria Pussinelli
Iniciativa tem o objetivo de fomentar o protagonismo estudantil e colocar os alunos em contato com instrumentos musicais
Publicado em: 12/04/2017 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020A ideia de trabalhar a música com os alunos surgiu em 2013, conta a Professora de Inglês e Sala de Leitura, Rosemeire Assunção. Segundo ela, o primeiro projeto que tinha essa intenção foi o do Coral. Esta iniciativa, no entanto, se limitava à voz e à realização de treinos e ensaios para apresentações em datas comemorativas. “Durante os encontros, percebemos a necessidade de introduzir alguns instrumentos para desenvolver a memória, coordenação motora, socialização, audição e disciplina dos alunos. Foi assim que surgiu, em 2016, o Convívio Musical”, conta Rosimeire. “Nossos encontros sempre começam com uma aula expositiva, que explica a importância da música. Em seguida, são apresentadas algumas canções aos alunos para exemplificar e sonorizar o que foi dito nesta primeira parte”, explica a Professora.
É nessa segunda parte também que a Professora entrega aos alunos os violões e os pandeiros para eles tentarem acompanhar a música que está tocando. Durante as reuniões são promovidos exercícios rítmicos, de acordes maiores e menores e de toques no pandeiro. “Também entregamos para eles folhas com cifras de violões para ensiná-los essa linguagem e utilizamos videoaulas sobre os instrumentos”, completa.
O Convívio Musical conta atualmente com a participação de aproximadamente 95 alunos do 1º ao 7º ano da Unidade e os atendimentos ocorrem ao longo da semana, nos períodos da manhã e da tarde. A Professora diz que, neste ano, aumentou a procura, por parte dos estudantes maiores, pelo aprendizado sobre a prática de algum dos instrumentos. “A ideia do convívio é para eles terem acesso à música. Alguns demonstram tanto interesse que até compram seu próprio violão. Outros gostam apenas de pegar os instrumentos e ouvir o som feito por eles”, explica.
De acordo com a Educadora, os alunos gostam do projeto e alguns já conseguem tocar alguns acordes. Em outros, a atividade está ajudando a elevar a autoestima e melhorar a concentração durante as aulas. “Não são só elas que gostam da iniciativa. O conselho da escola tem aprovado o projeto por reconhecer o seu valor. Alguns professores e outros funcionários, em momentos livres, sempre vão dar uma espiada e dizem querer aprender”, comemora Rosemeire.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem experiência itinerante com cinema e videogames
Secretaria Municipal de Educação
Medalhistas olímpicos participam de vivência no CEU Parque Bristol
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória"
Relacionadas
Plateia SME – cortesias para O primeiro musical – a gente nunca esquece, O semeador, A reação, Nuvem de lágrimas, O maestrino e Viagem ao centro da terra
Publicado em: 04/03/2016 11h07 - em CEU e COCEU
Plateia SME – cortesias para o espetáculo Nuvem de Lágrimas
Publicado em: 04/03/2016 11h06 - em CEU e COCEU
Plateia SME – cortesias para Uma luz cor de luar, e Pinóquio etc e tal
Publicado em: 04/03/2016 11h06 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Edição Especial – cortesias para Um bonde chamado desejo
Publicado em: 04/03/2016 11h06 - em CEU e COCEU
Plateia SME, cortesias para Uma luz cor de luar, Pinóquio etc e tal, Volpone, e Tudo no seu tempo
Publicado em: 04/03/2016 11h02 - em CEU e COCEU