Notícias

Projeto “Brincando com a Matemática” na EMEF Eliza Rachel

Estudantes dos 7ºs e 8ºs anos desenvolvem jogos para os 3ºs aos 5ºs anos.

Publicado em: 16/11/2017 19h16 | Atualizado em: 30/11/2020

Brincando_com_Matematica_740_x_430.jpg

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eliza Rachel, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), o professor de matemática Silvano Prates realiza o projeto “Brincando com a Matemática”. Por meio da monitoria do professor, os estudantes dos 7ºs e 8ºs anos desenvolvem os jogos para o Ensino Fundamental I, dos 3ºs aos 5ºs anos. Um dos objetivos é fomentar a interatividade entre os Ensinos Fundamental I e II.

No desenvolvimento do projeto, os estudantes, junto com o professor, elaboraram os jogos em modelos baseados em conteúdos matemáticos: as quatro operações básicas e o sistema de numeração decimal. A partir daí, praticaram os jogos para serem aplicados aos estudantes do Ensino Fundamental I e se prepararam para a monitoria nas oficinas de jogos.

Jogos realizados:

Nunca 10: O jogo é baseado no material dourado em que são formados grupos de unidades e troca-se a cada 10, ou seja, dez unidades troca-se por uma dezena e dez dezenas troca-se por uma centena. Assim, ao conseguir dez unidades a troca é obrigatória, por isso, “nunca 10”. Ganha o jogo quem conseguir chegar a uma centena.

Avançando com o resto: É um jogo de trilha com números naturais diversos representando o dividendo na divisão. O número contemplado no dado representa o divisor. O avanço na trilha se dá através do resto obtido em cada divisão.

Jogo da multiplicação: Cada jogador, na sua vez, coloca seus dois marcadores sobre o tabuleiro menor. Os números marcados deverão ser multiplicados e o resultado coberto com uma ficha no tabuleiro maior. Os jogadores devem ficar atentos na colocação dos marcadores pelo adversário, pois, caso esse escolha dois números cujo resultado da multiplicação não corresponda ao número coberto no tabuleiro, terá sua ficha retirada e perderá a vez de jogar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300