Notícias

Professores realizam sondagens para o Ciclo da Alfabetização

Medida é fundamental para identificar os saberes construídos pelos estudantes e planejar as ações dos professores alfabetizadores

Publicado em: 04/04/2023 12h54 | Atualizado em: 04/04/2023
Imagem com uma mão de estudante escrevendo em uma folha

A sondagem é um importante recurso para acompanhar os processos e avanços do que as crianças já sabem em relação à Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização, que inclui o 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, e é uma peça chave para o planejamento e replanejamento das aulas até o final do ano letivo. 

Durante o mês de março, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) aplicaram e analisaram as avaliações diagnósticas do 1° bimestre.  Em maio, agosto e novembro serão aplicadas as sondagens do 2°, 3° e 4° bimestres, respectivamente.

A professora Shirlei Monteiro integra a divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) da Coordenadora Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação (SME) e destaca a importância desse instrumento. “Os professores e professoras alfabetizadores (as) podem realizar os ajustes necessários ao planejado para atender as reais necessidades dos estudantes, permitindo que, além de replanejar, os professores e professoras possam intervir de forma mais ajustada nas diversas situações didáticas, garantindo um acompanhamento progressivo de cada criança”, aponta.

A Avaliação Diagnóstica faz parte do processo e segue as orientações da SME por meio do Documento Orientador de Sondagens, disponível aqui

No documento, cuja elaboração segue as orientações do Currículo da Cidade, indica a realização de quatro tipos de sondagens. Em Língua Portuguesa, o processo é dividido entre Sondagem de Escrita e Sondagem de Leitura. Para cada ano/série há uma orientação específica, isto é, as sondagens do 1º ano são diferentes das realizadas nos e 3° anos do ensino fundamental.  

Vale ressaltar que o destaque não é avaliativo e corretivo, mas deve conter um foco na análise, como destacado no próprio documento. “A sondagem é o momento para que escrevam, da melhor maneira possível, as palavras e revelem sua compreensão sobre o SEA(Sistema De Linguagem Alfabética). Diante disso, as escritas das crianças não devem ser corrigidas e sim analisadas”. 

Atividade de Lingua Portuguesa de sondagem, com uma tabela com campo semântico, período e palavras

Exemplo de uma lista de palavras ditadas para as crianças do 1º ano realizarem a escrita

Em Matemática, o Documento Orientador indica a realização de uma  Sondagem de Números e uma Sondagem de Resolução de Problemas. Nos números, é analisada a capacidade de escrita numérica dos estudantes e na Resolução de Problemas são apresentados problemas do campo aditivo e multiplicativo. A análise considera todas as estratégias de resolução utilizadas pelas crianças.

Atividade de matemática recomendada pela SME com o título "Problemas de comparação positiva"

Exemplo de uma atividade de matemática recomendada pela SME

Após a realização das sondagens, os professores inserem os resultados em um sistema online, onde a Diretoria Regional de Educação (DRE) e a gestão da unidade conseguem verificar a situação de cada estudante e auxiliar no aprendizado, se necessário. 

Para a Formadora da Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Ipiranga, Débora Valiante, o sistema é importante para auxiliar as ações em cada unidade do território. “Conseguimos acompanhar cada estudante e com base nisso, coletar as informações e elaborar ações formativas pontuais para os professores alfabetizadores”, aponta.

Os Coordenadores Pedagógicos (CPs) e Professores Orientadores de Área (POA) atuam dentro da própria unidade, auxiliando no planejamento das ações dos professores e intervindo  de forma qualificada e colaborativa no trabalho docente, a fim de garantir o avanço das aprendizagens dos estudantes. 

O trabalho do órgão central da SME consiste na análise de dados para acompanhamento das aprendizagens do ciclo de alfabetização, auxílio e criação de ações formativas e elaboração de políticas públicas que visam garantir uma educação integral inclusiva e equitativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434