Notícias

Professores propõem atividades que misturam literatura com informática na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira

Exercício baseado em obra de Victor Hugo estimulou o aprendizado sobre o funcionamento de QR Codes

Publicado em: 24/11/2017 17h14 | Atualizado em: 30/11/2020

gamificacao_740_x_430.jpg

Os professores de Informática Educativa e Sala de Leitura Moisés Trindade do Nascimento e Mara Gabriella Martin, respectivamente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Miguel, desenvolveram na segunda, 13 de novembro, um ambiente gamificado inspirado na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, utilizando QR Codes.

Os alunos do nono ano da unidade escolar fizeram a leitura prévia da obra e assistiram ao musical lançado no ano de 2013. A dinâmica, realizada em grupo,
foi realizada por meio de charadas sobre algumas passagens da obra e análises de personagens através da leitura de QR Codes com o uso do celular. O objetivo da ação foi dinamizar a experiência com a obra de Victor Hugo utilizando a tecnologia.

Os alunos tinham acesso a três envelopes: o branco, com 16 QR’s com informações verdadeiras e 9 falsas, o amarelo possuía uma cena do filme e o preto a imagem de um personagem importante da história. Além desses, um quarto envelope, verde, escondido embaixo da mesa onde a atividade acontecia, continha um QR code que pedia o nome de um personagem esconido em algum outro livro da sala de leitura. Outras atividades semelhantes são pensadas para o futuro, inclusive a proposta de que cada grupo crie um jogo baseado no seu Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) e aplique a outros alunos.

Confira algumas fotos tiradas na ocasião 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos

1 1.414 1.415 1.416 1.417 1.418 1.488