Notícias
Professores propõem atividades que misturam literatura com informática na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira
Exercício baseado em obra de Victor Hugo estimulou o aprendizado sobre o funcionamento de QR Codes
Publicado em: 24/11/2017 17h14 | Atualizado em: 30/11/2020Os professores de Informática Educativa e Sala de Leitura Moisés Trindade do Nascimento e Mara Gabriella Martin, respectivamente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Miguel, desenvolveram na segunda, 13 de novembro, um ambiente gamificado inspirado na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, utilizando QR Codes.
Os alunos do nono ano da unidade escolar fizeram a leitura prévia da obra e assistiram ao musical lançado no ano de 2013. A dinâmica, realizada em grupo,
foi realizada por meio de charadas sobre algumas passagens da obra e análises de personagens através da leitura de QR Codes com o uso do celular. O objetivo da ação foi dinamizar a experiência com a obra de Victor Hugo utilizando a tecnologia.
Os alunos tinham acesso a três envelopes: o branco, com 16 QR’s com informações verdadeiras e 9 falsas, o amarelo possuía uma cena do filme e o preto a imagem de um personagem importante da história. Além desses, um quarto envelope, verde, escondido embaixo da mesa onde a atividade acontecia, continha um QR code que pedia o nome de um personagem esconido em algum outro livro da sala de leitura. Outras atividades semelhantes são pensadas para o futuro, inclusive a proposta de que cada grupo crie um jogo baseado no seu Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) e aplique a outros alunos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem
Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos