Notícias

Professora ensina crianças interpretando personagens que marcaram a história

A cantora e atriz Carmen Miranda foi a personagem escolhida para dialogar com os alunos

Publicado em: 29/08/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020

carmen_heitor_740_x_430.jpg

Entre os meses de fevereiro e julho deste ano, a professora de educação infantil Carolina Laiza Boccuzzi, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, trouxe para dentro da sala de aula a figura da personagem Carmen Miranda com intuito de dialogar com seus alunos alguns aspectos da cultura popular brasileira.

O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda: a pequena notável para além da sala de aula, nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula. “Dentre os diversos carnavais que existem no Brasil, acreditei que trabalhar com a figura da Carmen Miranda seria uma forma significativa de abordar o assunto com as crianças”, observa Carolina.

O projeto tinha a previsão de ser trabalhado apenas no período do carnaval, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.

A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.

De acordo com a fala da diretora da escola, Márcia Ferreira, na exibição da matéria em vídeo feita sobre o projeto, esse trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.

Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas. Neste novo projeto, estamos fazendo uma conexão entre a escola e o Fablab livre São Paulo e trabalhando o entorno da escola, que está próximo à Praça Ayrton Senna. Temos discutido sobre meios de transporte, educação para o trânsito e como podemos ressignificar a pista de carrinhos desativada dentro da escola”, revela Carolina.

Galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.

Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil 

Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670