Notícias

Professor da Rede Municipal integra exposição de docentes que fazem a diferença na educação

Paulo Magalhães é destaque com seu projeto “Aula Pública” em que explora as ruas do centro para ensinar os conteúdos da aula; mostra ocorre no Museu Catavento

Publicado em: 07/11/2022 14h58 | Atualizado em: 07/11/2022
Paulo Magalhaes

Professor Paulo Magalhães é um dos homenageados em exposição que ocorre no Museu Catavento e reúne histórias de outros docentes do Brasil.

O professor de geografia Paulo Magalhães da EMEF Duque Caxias é um dos homenageados da exposição temporária “Encontro com o Porvir – trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”, que começa nesta terça-feira (8) e vai até 3 de fevereiro no Museu Catavento, em São Paulo.

Experiências que trabalham “Aprender com o afeto”, “Aprender com a diversidade”, “Aprender com a mão na massa”, “Aprender com a tecnologia” e “Aprender com a comunidade” são destaques na exposição.

Dividida em módulos temáticos, cada estação apresenta a prática inovadora de dois educadores de Estados diferentes do Brasil, mostrando sua criação e, ainda, possibilitando a interação do público com essas experiências.

A mostra proporciona a oportunidade de famílias, estudantes, crianças, educadores e gestores educacionais vivenciarem algumas dessas práticas, entre elas: escrever elogios para si ou para as outras pessoas e descobrir como as crianças definem emoções no módulo Afeto; conhecer histórias de mulheres inspiradoras e ouvir o conto da Chapeuzinho Afro na estação sobre Diversidade; interagir com robôs feitos de sucata e criar uma corrente de memórias da pandemia na estação Mão na Massa; dançar em um tapete conectado após responder a um quiz de literatura e experimentar um óculos de realidade virtual para exercitar a empatia no módulo de Tecnologia; e, por fim, acompanhar o trabalho de visitas guiadas em territórios indígenas, além de museus, prédios históricos e espaços públicos na última estação, Aprender com a Comunidade.

Paulo Magalhães aparece na última estação da exposição Aprender com a Comunidade por conta de seu projeto chamado Aula Pública, em que ele utiliza o espaço urbano, em especial o centro da cidade, onde fica localizada a escola, para ensinar o conteúdo de suas aulas.

Os outros educadores que estão na exposição são: Eliane Boroponepa (MT), Sandra Cristina Cassiano (RN), Maria Eliete de Oliveira (RO), Débora Garolafo (SP), Elineide Alves (PE), Gina Vieira Ponte (DF), Gonçalina Eva Almeida (MT), Doug Alvoroçado (RJ) e Giovana Picolo (RS).

Serviço: “Encontro com o Porvir – trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro”
Data: 8 de novembro a 3 de fevereiro
Horário: terça a domingo, das 9h às 16h
Valor: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras o ingresso é gratuito.
Local: Museu Catavento – Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP
Informações: https://museucatavento.org.br/ e www.porvir.org.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.439