Primeira Semana de Literatura da EMEF CEU Cantos do Amanhecer

Escola promove atividades que valorizam leitores, leituras e autores

Publicado em: 20/09/2018 16h00 | Atualizado em: 30/11/2020

1_semana_literatura_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF CEU Cantos do Amanhecer

Entre 17 e 20 de setembro, sob as lentes da Imprensa Jovem,
as letras estão a percorrer os corredores da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEU Cantos do Amanhecer, forrando paredes inteiras, distribuindo abraços poéticos, espalhando contações encantadoras, trocando dedos de prosa, exibindo talentos teatrais, anunciando sentimentos aos quatro ventos, escrevendo, enfim, uma história “mais bonita do que a de Robinson Crusoé”…

Desde o início do terceiro bimestre, professores e estudantes têm se aventurado em textos literários diversos, de acordo com o ano escolar, e, na sequência, traçado, em linhas e imagens, suas produções próprias, as quais viram páginas e ilustrações para as paredes da escola e para as memórias da gente. Em vez da mórbida frieza de sua cor creme, as vivazes expressões estudantis incendeiam os corredores escolares. Além de crônicas, poesias, contos e lendas, surgem adaptações para o teatro e para os quadrinhos, dando outros horizontes às férteis imaginações e aos pulsantes corações de todos os envolvidos.

Como quem conta um conto e vai aumentando um ponto, essa narrativa vem ocupando espaços no decorrer do tempo cronológico e, por que não, psicológico, inserindo-se novas personagens, jamais simples tipos, mas sempre complexas. A equipe de Cultura do CEU oferece um espetáculo e a de Biblioteca uma oficina de poesias… E, não bastassem tais ações, o clímax se prenuncia com o ingresso de novas protagonistas nessa história tão bonita.

Um dos maiores poetas do país, Sérgio Vaz, em uma peripécia, está na abertura do evento, com um bate-papo sobre Poesia Contra a Violência na Escola, recitando poesias e debatendo com os adolescentes. Além dele, outros sete escritores para tornar, nos próximos capítulos, o enredo mais prazeroso: Marcos Rodrigues, ex-estudante, autor de Sentimentos embutidos e expostos, Zé Sarmento, alfabetizado aos 14 anos, autor de oito livros, Márcio Vidal, poeta e mestre pela USP, Rafa Ireno, escritor e doutorando pela USP, Camila Tardelli, escritora infantil, autora de Moiara, filha da terra e
finalista do Prêmio Barco a Vapor 2018, Hayara Alves, que participou de algumas antologias e criadora do Sarau Rap do CEU, e Dona Edite, a diva do Sarau da Cooperifa. (E, cá entre nós, Milena Rodrigues, que nem deixou os bancos escolares, mas tem texto publicado…)

Apesar de ter seu encerramento na próxima quinta, as nove apresentações teatrais, as duas exposições e o sarau promovidos por estudantes e professores vão dar um desfecho que, expirada a semana de literatura, será sem fim em nossos corações.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação