Notícias

Prefeitura de SP mantém fila de creche zerada pelo terceiro ano consecutivo

Atualmente cidade possui 358 mil crianças de 0 a 3 matriculadas nos Centros de Educação Infantil; vaga já é garantida durante a gestação das mulheres que fazem pré-natal na rede pública de saúde

Publicado em: 22/12/2022 10h48 | Atualizado em: 22/12/2022
Fotografia de uma criança sorrindo. Ela olha para a câmera e usa camiseta amarela escrito "best friends".

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, manteve em 2022 a fila de demanda por creches zerada pelo terceiro ano consecutivo. As creches atendem crianças de 0 a 3 anos.

Em dezembro de 2019, havia 8.083 crianças na fila, e a Pasta atendeu 345 mil crianças em seus Centros de Educação Infantil. Desde dezembro de 2020, o atendimento foi ampliado para 374 mil matrículas zerando a fila até hoje.

Atualmente a Rede Municipal possui 358 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil da capital.

O atendimento é possível graças a parceiras firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Para o secretário de Educação, Fernando Padula, o atendimento na primeira infância é fundamental para ajudar a diminuir as desigualdades sociais. “Uma criança que tem acesso a uma creche de qualidade desde os primeiros dias de vida, tem mais oportunidade de se desenvolver plenamente nos anos seguintes.”

Mãe Paulistana-Creche

Neste ano, a Prefeitura lançou o programa Mãe Paulistana-Creche que já garante vagas nas creches aos bebês cujas mães fazem o pré-natal na rede pública até o 4º mês de gestação. Gêmeos também poderão ter vagas atendidas, desde que essa informação seja inserida no ato do pré-cadastro.

A vaga será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação no mês indicado pela gestante. Atualmente há 1465 mães inscritas no programa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459