Prefeitura de SP anuncia 15% de reajuste no repasse para as entidades que oferecem alfabetização pelo MOVA-SP

Movimento alfabetiza adultos em espaços não escolares da capital, como associações comunitárias e igrejas

Publicado em: 09/08/2022 18h37 | Atualizado em: 09/08/2022
Sala de aula com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

O prefeito, Ricardo Nunes, e o secretário da Educação, Fernando Padula, anunciaram, nesta terça-feira (9), o reajuste de 15,65% no repasse para custeio das atividades do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Munícipio de São Paulo – MOVA-SP. O valor não era reajustado desde 2018. O investimento é de R$ 422.682,00 mensais.

Hoje o programa abriga cerca de 10 mil educandos atendidos por meio de 290 salas de aula na capital. A verba é usada para custear o material pedagógico e alimentação dos educandos.
O MOVA ocorre em parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil, com a proposta de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma a contemplar às necessidades e condições dos jovens, adultos e idosos.

As salas do MOVA-SP estão instaladas em locais de grande demanda por alfabetização. Geralmente, as aulas são ministradas em associações comunitárias, igrejas ou empresas.

Para o secretário Fernando Padula, é fundamental que a Prefeitura apoie projetos comunitários que ajudem a diminuir os índices de analfabetismo. “O MOVA-SP é oferecido em espaços não escolares e, por isso, tende a ter uma adesão grande da comunidade. Nosso objetivo é incentivar que esses adultos que, muitas vezes, não tiverem oportunidade de estudar, deem prosseguimentos aos estudos depois que concluírem a alfabetização.”

Método Paulo Freire
O processo de alfabetização Movimento se baseia nos princípios freirianos. Depois de alfabetizados, os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo, em uma das formas de atendimento: CIEJA, EJA Regular ou EJA Modular.

A SME faz um trabalho de busca ativa para que deem continuidade aos estudos, depois de aprenderem a ler e escrever, tendo em vista que este o principal desejo de quem procura o MOVA-SP.
As classes são agrupadas em núcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por duas horas e meia, durante quatro dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é reservada para formação de educadores e coordenadores.

A SME, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos-DIEJA, é responsável pelo acompanhamento das ações desenvolvidas pelas entidades do MOVA-SP nos territórios. Dessa forma, promove encontros formativos mensais com os formadores das diretorias pedagógicas que atuam no programa. Também são realizadas, periodicamente, reuniões com as lideranças do movimento.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação