Prefeitura de SP abre 4 mil vagas para mães de alunos da rede municipal atuar nas escolas com bolsa mensal de R$ 1.386

POT Mães Guardiãs atuarão na busca ativa a fim de evitar a evasão escolar. Inscrições vão até 8 de fevereiro

Publicado em: 06/02/2023 16h52 | Atualizado em: 07/02/2023

Mãos

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, as inscrições para 4 mil vagas para participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, por meio do site http://www.bit.ly/novasvagaspotmaesguardias. As inscrições terminam nesta quarta-feira , 8 de fevereiro, às 18h.

O POT Mães Guardiãs foi ampliado de 4 mil para 5 mil beneficiárias, com bolsa auxílio no valor de R$ 1.386, além de aprimorada as atividades desenvolvidas pelas mães nas unidades escolares da rede municipal, a fim de evitar a evasão escolar.

A iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação teve início em 2021, durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos.

Cerca de 3 mil beneficiárias completam em março, dois anos de permanência no Programa Operação Trabalho, período permitido pela legislação que rege o POT. Para fomentar a volta dessas mães ao mercado de trabalho, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo realiza, em fevereiro e abril, mutirões de emprego regionalizados a fim de ofertar oportunidades de trabalho para esse grupo.

“Vamos iniciar uma nova etapa do POT Mães Guardiãs, um programa que está inserido na comunidade escolar e que mudou a dinâmica da relação entre as mães e a rede municipal de ensino. São dois anos de muita dedicação de milhares de mulheres que puderam vivenciar essa experiência, que vai contribuir para a volta ao mercado de trabalho e geração de renda”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Inscrições POT Mães Guardiãs

Até a próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, as mulheres interessadas em participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs podem se cadastrar no site www.bit.ly/novasvagaspotmaesguardias. No formulário será necessário fornecer os dados pessoais, indicar a região de moradia e local que deseja trabalhar a fim de facilitar o cruzamento de informações pela equipe do Cate.

Após o recebimento das informações, a equipe do Cate realizará uma triagem para poder convocar até o fim de fevereiro as mulheres que atenderem às exigências do POT. Nessa ocasião, as pré-selecionadas entregam os documentos exigidos, comprovando as informações necessárias para a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade nas unidades do Cate.

As interessadas precisam seguir critérios como idade entre 18 e 59 anos, ser moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e não estar recebendo neste momento o seguro-desemprego. Outras exigências são renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertencer à comunidade escolar.

As mulheres atuarão no projeto pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. Irão contar com bolsa auxílio no valor de R$ 1.386 para uma carga horária de 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.

A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

Inscrição para o POT Mães Guardiãs

Dias: 6, 7 e 8 de fevereiro (até às 18h)
Link: www.bit.ly/novasvagaspotmaesguardias

Perfil:

Pré-requisitos para participar da seleção:

• Ter entre 18 e 59 anos;
• Residir na cidade de São Paulo
• Estar desempregada há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
• Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
• Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.