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Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Unidades foram projetadas em todos os aspectos para atender a carga horária ampliada
Publicado em: 19/08/2025 17h30 | Atualizado em: 19/08/2025
Com novo modelo e infraestrutura completa, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Marina Colasanti e Ruth de Souza estão atendendo a jornada de 9 horas diárias que foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. As unidades integram os complexos dos novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) inaugurados neste ano e planejados para essa forma de atendimento dentro da política pública de educação integral da Rede Municipal.
A EMEF Ruth de Souza fica localizada no CEU Rei Pelé, na região de Itaquera, que foi inaugurado em abril deste ano. Já a EMEF Marina Colasanti está no bloco educacional no CEU Papa Francisco, localizado no Jardim Iva, que teve a sua inauguração em julho. Ambos foram projetados com infraestrutura completa para atender esse período de jornada.
O atendimento de 9 horas nessas unidades recém-inauguradas está estruturado da seguinte maneira: as escolas desenvolverão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que incluem Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia com 30 horas-aula. Mesma carga horária que vale para as unidades com jornada de 7 e 9 horas.
A carga horária adicional será destinada a atividades como jogos e estratégias de raciocínio lógico, escrita, práticas corporais e linguagens artísticas, entre outras. Totalizando as 50 horas-aula semanais. A EMEF José Gregori que está no CEU Padre Ticão, inaugurado agora em agosto em Ermelino Matarazzo, deve começar a funcionar nesse formato em breve.
As demais Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Programa São Paulo Integral (SPI) continuaram com a jornada de 7 horas diárias. A Rede Municipal atingiu a marca de 514 unidades que integram o programa.
Programa São Paulo Integral
O Programa SPI promove experiências pedagógicas visando a Educação Integral em, no mínimo, sete horas diárias de segunda à sexta-feira, além de ressignificar os espaços de aprendizagem e o currículo, garantindo o direito de acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral.
Na Educação Infantil, as EMEIs e CEMEIs que fazem parte do SPI, atendem às crianças por oito horas diárias com experiências de aprendizagem na indissociável relação do cuidar e educar em diferentes espaços, destinados à higiene, à alimentação e às diversas propostas lúdicas, garantindo prioridade às ações de investigação e exploração e flexibilizando o tempo conforme interesse das crianças, fundamentado no Currículo da Cidade da Educação Infantil.
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