Notícias
Portarias para o desenvolvimento de Projetos Educacionais na Rede Municipal de Ensino
Saiba quais são os temas disponíveis para a execução de projetos nas escolas municipais.
Publicado em: 06/02/2019 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020Com intuito de auxiliar os professores na elaboração de projetos a serem desenvolvidos com os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação indica as portarias que orientam o professor em relação ao formato em que o projeto deve ser elaborado. Após a aprovação, o projeto deve ser homologado pela supervisão.
Os projetos acontecem na extensão de jornada escolar, onde os professores podem escolher os dias e horários em que serão desenvolvidas as atividades.
Acesse, abaixo, algumas das principais portarias de projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME):
Instrução normativa SME nº 13/18 – Reorienta o Programa “São Paulo Integral” nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs), de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), nas Unidades de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
Portaria nº 5.930/13 – Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais Educação São Paulo.
Instrução normativa SME nº 25/18 – Dispõe sobre a organização do Projeto de Apoio Pedagógico Complementar – Recuperação, bem como sobre a indicação de docentes para exercerem as funções de Professor de Apoio Pedagógico – PAP e Professor Orientador de Área – POA e dá outras providências.
Portaria 4.359/14 – Institui o Projeto AdoLêSer nas Salas de Leitura das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, integrando o Programa Mais Educação São Paulo e dá outras providências.
Portaria 2.419/09 – Institui o Programa Incentivo ao Esporte Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) da Rede Municipal de Ensino.
Portaria 8.699/16 – Institui o Programa Robótica Criativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), e dá outras providências.
Portaria 1.997/09 – Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Portaria 5.877/14 – Projetos de Línguas Estrangeiras nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e estabelece critérios e procedimentos para o seu desenvolvimento.
Portaria 7.991/16 – Normas Complementares e Procedimentos para a Implantação do “Programa Imprensa Jovem”.
Portaria 5.792/09 – Define normas complementares e procedimentos para implementação do “Programa Nas Ondas do Rádio”, nas EMEIs, EMEFs, CIEJAs, EMEEs (EMEBs) e EMEFMs.
Portaria 7.240/16 – Institui o Programa “Jogos de Tabuleiro”, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) e Centros Educacionais Unificados (CEUs), da Rede Municipal de Ensino.
Portaria 5.296/15 – Institui o Projeto “Academia Estudantil de Letras” nas Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental e o Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino, define normas e procedimentos para a sua implementação.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes
Secretaria Municipal de Educação
Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Educação Ambiental
Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos utiliza teatro como ferramenta pedagógica e de transformação e se destaca com espetáculos autorais
Relacionadas

Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes
Publicado em: 15/10/2025 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação
Publicado em: 15/10/2025 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana
Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores
Publicado em: 15/10/2025 11h48 - em Educação Ambiental