Notícias

Polo UniCEU Paz promove debate “Relação Étnico-Racial na Educação Infantil”

Reflexões sobre representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial

Publicado em: 15/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

uniceu_paz_etnico_740_x_430.jpg

Na segunda, 12 de dezembro, ocorreu no Polo UniCEU Paz o debate Relação Étnico-Racial na Educação Infantil, promovido pela UniCEU Paz em parceria com o Núcleo de Educação do Centro Educacional Unificado (CEU) Paz. O evento contou com as palestras do Coordenador do Polo UniCEU Paz e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Diego Silva Arias, da Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Daniela Portela e do Pedagogo, Fotógrafo e Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Professor Eufrate Almeida.

O debate foi mediado pela Coordenadora do Núcleo de Educação do CEU Paz, Professora Marisa Almeida. O público presente foi composto pelas educadoras da EMEI CEU Paz, que participaram ativamente das discussões, inclusive relatando e refletindo as diversas iniciativas que já desenvolveram sobre o tema.

No início do evento, Diego Arias apresentou o Polo UniCEU Paz para as educadoras e gestoras presentes, informando sobre as atividades previstas e disponibilizando o espaço para as próximas atividades de formação para a equipe docente e técnico-administrativa.

A conversa começou com a apresentação de Diego Arias sobre o tema “Impasses e perspectivas para implementação da educação para as relações étnico-raciais”. Em seguida, Eufrate Almeida expôs suas reflexões sobre o “Bulliyng étnico” e, por fim, a Doutora Daniela Portela abordou os desdobramentos de sua pesquisa sobre a pedagoga Anália Franco, além de expor e refletir sobre algumas representações da infância cercadas de preconceito e discriminação racial.

Esta foi a primeira atividade formativa do Polo UniCEU Paz, que em breve irá oferecer cursos dentro do programa de formação da UNICEU.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.405 1.406 1.407 1.408 1.409 1.479