Notícias
Navegando com o Osaka desvenda o jogo da Baleia Azul
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Navegando com o Osaka, da EMEF Cidade de Osaka
Publicado em: 21/12/2017 13h21 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Navegando com o Osaka, da EMEF Cidade de Osaka
Você conhece o jogo da Baleia Azul?
O Projeto Navegando com o Osaka recebeu o desafio de elaborar um vídeo sobre o assunto. Além de pesquisas, entrevistamos os Professores José Antonio Favaron, Andreia Marin, Wilson Kraciunas e nossa inspetora Ana Paula.
Inicialmente, descobrimos que o termo Baleia Azul refere-se ao fenômeno de baleias encalhadas, supostamente suicidas.
Acredita-se que o criador desta modalidade de jogo seja o russo Filipp Budeykin, que aliciava jovens e adolescentes para tais grupos de suicídio desde 2013. Esse jogo tem 50 regras, a última é a que você tira sua própria vida.
Na entrevista que fizemos com o professor Favaron, apesar de não conhecer o jogo totalmente, ele mencionou que no período em que ele era adolescente havia outros jogos, mas nenhum deles levava ao suicídio. Ajuizou que nos tempos atuais o uso da internet tem que ser cuidadoso.
Já a professora Andreia Marin destacou a fragilidade e intensidade de emoções naturais dos jovens como um fator importante para que pessoas mal-intencionadas os levem à competição extrema.
Também descobrimos nas pesquisas que a maioria das regras contém autoflagelos tais como se cortar, fazer desenhos e símbolos no corpo, subir no telhado, entre outras. Todas as regras, portanto, são prejudiciais e perigosas para os jogadores. Nesse sentido, a Professora Andreia Marin nos explicou que antes do suicídio existe um jogo “macabro” que envolve os participantes.
Em nossos achados e confirmando o que a Professora Andreia afirmou, destacamos que o jogo possui 50 regras e que todas elas são perigosas. Talvez o participante nem chegue à última.
Entrevistamos também nossa inspetora Ana Paula que considera o distanciamento de adultos e adolescentes, incluindo a relação entre pais e filhos, como um dos fatores que leva o adolescente a participar desse jogo. Finalizou afirmando que os jovens são muito solitários em relação aos adultos.
E a internet? O que tem a ver com isso?
Perguntamos ao Professor Wilson, que cuida das aulas de Informática da escola qual a sua opinião. De imediato, ele destacou: “se por um lado nós temos a internet, por outro, nós temos a internet”. Daí, perguntamos: como assim, Professor?
Pela internet você tem acesso a diferentes conhecimentos e culturas aprendendo sobre elas. Esse é lado bom da internet. Por outro lado existem pessoas que usam a internet para praticar o mal. Nesse sentido, as redes sociais contribuem significativamente para que, em momentos de fraqueza emocional e na ausência de supervisão dos responsáveis, crianças, adolescentes e jovens caiam nas “garras” dessas pessoas mal-intencionadas como é o caso da Baleia Azul, conclui Wilson.
Confirmando o que o Professor Wilson nos disse, descobrimos que o jogo acontece na madrugada o que dificulta a intervenção e vigilância dos adultos.
E você? O que acha desse jogo? Pelo jeito não é nada bom.
Vamos fazer assim. Todo jogo deve começar e terminar num abraço.
Pronto. Desafio dado, desafio cumprido. Veja o vídeo:
EMEF CIDADE DE OSAKA
DRE SÃO MATEUS
Projeto Navegando com o Osaka
Texto: Erika Barrozo de Oliveira – 5º Ano B
Reportagem: Beatriz Leite Sanches e Julia Ferreira da Silva – 7º Ano A
Professor Responsável: Wilson Kraciunas
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022
Secretaria Municipal de Educação
SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno
Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases
Secretaria Municipal de Educação
Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP aumenta 31,8% piso salarial inicial de servidores da Educação; professor começa carreira com R$ 5.050
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes
Relacionadas

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022
Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno
Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases
Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira
Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP aumenta 31,8% piso salarial inicial de servidores da Educação; professor começa carreira com R$ 5.050
Publicado em: 17/08/2022 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação