Notícias

Nações da Oliva

A EMEF Oliva Irene Bayerlein Silva, confecciona álbum sobre a diversidade de nações que compõem a Unidade

Publicado em: 06/12/2022 14h02 | Atualizado em: 07/03/2023
Foto de crianças levantando um livreto que produziram

O projeto Nações da Oliva teve início em meados do mês de setembro de 2022, a partir da observação do envolvimento dos estudantes na coleção e trocas de figurinhas da copa do mundo de futebol. O tradicional álbum de figurinhas desperta um interesse coletivo que parece, não por acaso, ser ampliado com o acontecimento do evento. Diante desse cenário restavam basicamente duas opções: Ignorar o fato de que o álbum da copa passou a afetar a rotina escolar ou aproveitar esse material como contexto para alguma ação que pudesse ressignificar seus valores.

A conversa inicial, entre professoras e professores, se transformou em discussões que se conectaram ao tema do Projeto Especial de Ação (PEA) da unidade: “Povos migrantes e filhos de migrantes”.

Em um levantamento informal, as/os educadoras/es identificaram oito nacionalidades diferentes entre as origens dos educandos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Palestina, Paraguai, Peru, Síria e Venezuela.

antes, foi proposto, então, que a entrega dos álbuns seria, não mais o ponto de partida, mas, o produto final de uma programação mais ampla que abordasse atividades lúdicas através da leitura, brincadeiras, artes e gastronomia, reproduzindo ou se referindo à elementos das diversas nações identificadas.

Foto do album de figurinhas feito pelos estudantes da escola Oliva Irene

Foram realizadas atividades em formato de circuito, incentivando os estudantes a passarem por todas as estações construídas. Inicialmente planejada para o ciclo de alfabetização, a proposta foi ampliada para contemplar, também, os estudantes do ciclo interdisciplinar.

Foram desenhadas e impressas bandeiras de todas as nações presentes na escola, acrescidas de informações relevantes sobre as mesmas, como por exemplo: população total, idiomas e continente em que se localizam. Imagens de diferentes manifestações culturais foram dispostas para exemplificar a diversidade cultural destes países. Encontrar a bandeira de seu país de origem no álbum, bem como a valorização das diversas culturas despertou sentimentos de pertencimento entre os estudantes.

Professores organizadores do projeto: Profa. Betiza Estercio de Oliveira Mendes, Profa. Denize Pastro Botoni Lima, Profa. Simone Monteiro Matsueda Santos, Prof. Gabriel Henrique Manso Presto, Prof. Lucas da Silva Fachini, Prof. Valtenir Júnior Silva, Coord. Pedagógica: Profa. Edna L. do N.Saviani e Prof. Yuri Scardino

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440