Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS)

Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS)

Publicado em: 06/07/2016 9h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA)

Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA)

Publicado em: 06/07/2016 5h42 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Eu e o Outro

Eu e o Outro, Nós e o Mundo – Projeto Aluno Monitor 2016

Publicado em: 06/07/2016 3h49 - em Informática Educativa

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Publicado em: 06/07/2016 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

EMEF Almirante Tamandaré no torneio de xadrez

EMEF Almirante Tamandaré no torneio de xadrez

Publicado em: 06/07/2016 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.185 1.186 1.187 1.188 1.189 1.477