Notícias

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Com 83% do quadro de servidores, as mulheres se sobressaem também em qualificação profissional

Publicado em: 07/03/2025 15h10 | Atualizado em: 07/03/2025

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.
A presença feminina na Rede Municipal de Educação de São Paulo é uma realidade marcante, com as mulheres representando 83% do quadro de servidores. Esse dado não é apenas um número, é um reflexo do comprometimento, da força e da dedicação das profissionais da educação. 

O quadro da RME é composto por 90.390 servidores, dado mais atualizado, destes, pouco mais de 15 mil são homens, representando 15% do número total, e 75.029 são mulheres. A nível de comparação, os estádios Neo Química Arena, Allianz Parque e Cícero Pompeu de Toledo – MorumBIS não possuem cadeiras suficientes para todas as servidores da Rede e, seria necessário o dobro da capacidade do Mercado Livre Arena Pacaembu para comportar todas elas.

A maioria das mulheres da RME tem como cargo base o de Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e estão na Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. Além de serem maioria, as profissionais da educação também se destacam em sua formação acadêmica. Dados mostram que quase 39 mil das servidoras possuem pós-graduação, um número que ultrapassa significativamente homens, possuindo quase 8 vezes mais esse nível de formação do que os servidores do sexo masculino. 

Comparando com o Theatro Municipal de São Paulo, seria necessário que ele possuísse 25 vezes maior capacidade para comportar todas as mulheres pós-graduadas na RME. Indo além, elas chegam quase ao número de habitantes de Ouro Branco, município de Minas Gerais, que abriga uma das mais importantes siderúrgicas do Brasil. A quantidade de servidoras que possuem Licenciatura Plena é maior que a quantidade de habitantes de 425 municípios do Estado de São Paulo. Essas comparações são segundo estimativa publicada pelo IBGE no Diário Oficial da União no último ano. 

A Rede Municipal de Educação de São Paulo reflete a competência e o preparo dessas mulheres que são professoras, gestoras, auxiliares, supervisoras, agentes, entre tantas funções. Elas estão presentes nas escolas, nas DREs, na Secretaria Municipal de Educação (SME), espalhadas em diversos setores. Essas mulheres fazem a diferença em seu cotidiano, sendo potentes educadoras em todos os locais. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 15/12/2025 11h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

Publicado em: 15/12/2025 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo cinza claro, ao centro a logomarca do SGP e o texto: Novo Sistema de Gestão Pedagógica

Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP

Publicado em: 12/12/2025 2h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

EMEI Borba Gato recebe o ator Pascoal da Conceição em celebração dos 90 anos dos Parques Infantis

Publicado em: 12/12/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificacao 825x470
«1 2 3 1.610