Notícias

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Com 83% do quadro de servidores, as mulheres se sobressaem também em qualificação profissional

Publicado em: 07/03/2025 15h10 | Atualizado em: 07/03/2025

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.
A presença feminina na Rede Municipal de Educação de São Paulo é uma realidade marcante, com as mulheres representando 83% do quadro de servidores. Esse dado não é apenas um número, é um reflexo do comprometimento, da força e da dedicação das profissionais da educação. 

O quadro da RME é composto por 90.390 servidores, dado mais atualizado, destes, pouco mais de 15 mil são homens, representando 15% do número total, e 75.029 são mulheres. A nível de comparação, os estádios Neo Química Arena, Allianz Parque e Cícero Pompeu de Toledo – MorumBIS não possuem cadeiras suficientes para todas as servidores da Rede e, seria necessário o dobro da capacidade do Mercado Livre Arena Pacaembu para comportar todas elas.

A maioria das mulheres da RME tem como cargo base o de Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e estão na Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. Além de serem maioria, as profissionais da educação também se destacam em sua formação acadêmica. Dados mostram que quase 39 mil das servidoras possuem pós-graduação, um número que ultrapassa significativamente homens, possuindo quase 8 vezes mais esse nível de formação do que os servidores do sexo masculino. 

Comparando com o Theatro Municipal de São Paulo, seria necessário que ele possuísse 25 vezes maior capacidade para comportar todas as mulheres pós-graduadas na RME. Indo além, elas chegam quase ao número de habitantes de Ouro Branco, município de Minas Gerais, que abriga uma das mais importantes siderúrgicas do Brasil. A quantidade de servidoras que possuem Licenciatura Plena é maior que a quantidade de habitantes de 425 municípios do Estado de São Paulo. Essas comparações são segundo estimativa publicada pelo IBGE no Diário Oficial da União no último ano. 

A Rede Municipal de Educação de São Paulo reflete a competência e o preparo dessas mulheres que são professoras, gestoras, auxiliares, supervisoras, agentes, entre tantas funções. Elas estão presentes nas escolas, nas DREs, na Secretaria Municipal de Educação (SME), espalhadas em diversos setores. Essas mulheres fazem a diferença em seu cotidiano, sendo potentes educadoras em todos os locais. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647