Notícias

Mais de 600 estudantes da rede municipal de São Paulo participam de desafio virtual e criam máquinas de reação em cadeia

Atividades que antes eram desenvolvidas presencialmente foram adaptadas para o período de distanciamento e o resultado foi maior envolvimento familiar no método de ensino aprendizagem

Publicado em: 01/03/2021 18h20 | Atualizado em: 01/03/2021
Máquina de Reação em Cadeia - Use Máscara

As aulas presenciais estão voltando, mas durante a pandemia os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo puderam se reinventar e se adaptar ao ensino remoto. Neste contexto, o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital paulista, lançou o Desafio Virtual de Tecnologias para Aprendizagem – Máquina de Reação em Cadeia. Como resultado, 562 vídeos foram recebidos com as invenções de 602 estudantes, direcionados por 217 Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs).  Participaram 217 escolas municipais.

A atividade foi lançada para o Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.  Com a realização das atividades escolares nas residências e os kits de robótica nas escolas, a provocação foi construir uma máquina com materiais simples disponíveis em casa e ainda poder chamar a família para interagir. Da forma mais complexa e divertida possível, a missão era colocar uma bolinha dentro de um copo ou trabalhar a mensagem sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia.

O desafio à distância aconteceu de setembro a novembro/20 e substituiu a JAM de Robótica, que em anos anteriores era realizada presencialmente. JAM é uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. Eles utilizam suas habilidades, conhecimentos e pensam juntos em uma solução para o desafio.

Veja o evento realizado em outros anos:

Escolas Municipais participam de evento de Robótica

Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica

CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”

O que é uma máquina de reação em cadeia?

A Máquina de Reação em Cadeia é um dispositivo em que cada ação desencadeia uma outra ação. O protótipo poderia ser construído fisicamente ou virtualmente com a plataforma Scratch. Um dos requisitos obrigatórios era o uso de uma máquina simples (instrumentos que poderiam funcionar como plano inclinado, polia ou alavanca). Os estudantes tinham três opções para escolher como desenvolvê-la:

Opção 1 – a tarefa era colocar uma bolinha em um copo de forma divertida, usando dois tipos de máquinas simples à escolha do estudante.

Opção 2 – o objetivo era avisar as pessoas sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, usando três tipos de máquina simples.

Opção 3 – a atividade também era conscientizar sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, porém a máquina deveria ser construída de maneira virtual por meio da plataforma Scratch, usando dois tipos de máquina simples.

Além dos aprendizados desenvolvidos pela construção da própria máquina, os estudantes gravaram a experiência em vídeo, fizeram edição e subiram o material nas plataformas virtuais.  O desafio fez com que familiares e até os bichinhos de estimação se envolvessem na proposta para concretizar a tarefa.

Clique nas imagens abaixo para assistir os vídeos que mostram a originalidade e criatividade de alguns estudantes na resposta ao desafio: 

1.Use Máscara

Máquina de Reação em Cadeia - Use Máscara

Estudante: Mariana Trajano de Almeida, 13 anos – 8° Ano

Professora: Marcia de Castro Moreira

Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro

2. Até o cachorro ajudou

Máquina De Reação Em Cadeia Até O Cachorro Ajudou

Estudante: Sophia Marana Campos, 8 anos – 3º Ano

Professora: Paula Ramalho dos Santos

Escola: EMEF Engenheiro José Amadei, DRE Capela do Socorro

3. Estudante, sozinho, fez a programação em Arduino*

(*Plataforma para criar projetos de linguagem de programação.)

Máquina De Reação Em Cadeia Arduino

Estudante: Jonathan Brian Melquides Domingues, 14 anos – 8º Ano

Professora: Carla Regina de Oliveira Alves

Escola: CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, DRE Capela do Socorro

4. Educação de Jovens e Adultos

Máquina de Reação em Cadeia feito por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos

Estudante: Marizelia Ferreira do Nascimento, 47 anos – 6º Ano

Professora: Luciana Lopes da Silva

Escola: CEU EMEF Maria Clara Machado, DRE São Miguel Paulista

5. Participação da família

Máquina de Reação em Cadeia com a família participando

Estudante: Felipe Zeuli Biller dos Santos, 9 anos – 4º Ano

Professora: Marcia de Castro Moreira

Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro

Programados em Scratch:

6. Colocando a bolinha em um copo

Máquina de Reação em Cadeia Scratch 1 João Camargo

Estudantes: João Camargo Terzulli

Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira

Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera

7. Importância do uso da máscara

Máquina de Reação em Cadeia Scratch 2 Marcos Paulo

Estudante: Marcos Paulo Bornhold Da Costa, 13 anos – 8º Ano

Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira

Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.517