Notícias

Maio Amarelo na EMEF Giuseppe Tavolaro

Atividades enfatizaram a conscientização para um trânsito mais pacífico

Publicado em: 12/05/2017 16h56 | Atualizado em: 30/11/2020

Maio_Amarelo_EMEF_Giuseppe_Tavolaro_740_x_430.jpg

Durante o mês de maio, em várias partes do mundo, acontecem ações de conscientização para um trânsito mais pacífico. Na Prefeitura de São Paulo, a iniciativa é chamada de Movimento Maio Amarelo e, nesta semana, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Tavolaro estiveram engajados em trabalhar o tema com os seus estudantes.

A EMEF fica localizada na zona leste da capital e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. Lá, os alunos participaram de sessões de cinema com temática sobre educação para o trânsito, participaram de atividades lúdicas em pista fictícia na qual vivenciaram o papel de pedestre, motorista e semáforo de trânsito e aprenderam como atravessar uma via corretamente, a respeitar as sinalizações e a dirigir de forma segura e responsável.

Com o mesmo objetivo, os alunos brincaram em uma maquete de cidade. Utilizaram carrinhos em miniatura e percorreram interagindo com outros carros na pista. “As brincadeiras possibilitaram que as crianças compreendessem quais são as regras para conviver pacificamente no espaço urbano”, disse a Coordenadora Pedagógica Andrea Sarci.

Além das brincadeiras, atividades de pintura, distribuição de fitas amarelas e folders informativos fizeram parte das estratégias pedagógicas das professoras que atuam com os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ciclo de Alfabetização na EMEF. Cerca de 330 estudantes participaram da ação.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Maio Amarelo – O “Maio Amarelo” é um movimento da Prefeitura de São Paulo realizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Parcerias Intersecretariais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte – SPTrans. É um convite para a reflexão sobre a importância da conduta adequada, prudente e exemplar no trânsito de cada cidadão – morador ou visitante, pedestre, ciclista, cadeirante, motociclista, condutor ou passageiro de carro, carga ou coletivo.

Ele foi idealizado com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito e vai ao encontro das ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Saiba mais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440