Notícias

Leituraço da EMEF João Ernesto utiliza ingressos personalizados para incentivar a leitura e a participação dos estudantes

A ação que neste mês celebra livros da cultura indígena, envolve mais de 600 estudantes da unidade

Publicado em: 26/08/2025 10h31 | Atualizado em: 26/08/2025
Tamanho Site (7)

Com ingressos na mão e muita curiosidade, cerca de 615 estudantes da EMEF João Ernesto, que pertence a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, embarcam em histórias indígenas no Leituraço que marca o mês de agosto. A cada edição, o projeto se fortalece como uma experiência coletiva de valorização da leitura e do respeito às múltiplas identidades presentes na escola e na sociedade brasileira.  

A atividade, que já se tornou uma tradição na escola, promove leituras coletivas de obras escritas por autores indígenas ou que abordem aspectos das culturas dos povos originários. Os livros são selecionados a partir do acervo escolar, com o apoio de exemplares emprestados por docentes de outras unidades e do acervo pessoal dos professores da unidade. 

Poucos dias antes do evento, cada estudante recebe um ingresso literário, com a imagem da capa do livro escolhido, a sala e o horário da sessão de leitura. A ideia do ingresso surgiu como uma solução prática e simbólica.  

Percebemos que os ingressos tornariam a experiência mais dinâmica e atrativa, além de facilitarem o deslocamento pelos espaços (salas de aula, quadra, pátio, sala de leitura e LED). Entre o dia da inscrição e o do Leituraço, muitos estudantes esqueciam o local escolhido. O ingresso funciona como lembrete e marca simbólica do dia”, explica Jaqueline Flores, coordenadora pedagógica da escola. 

Neste mês as obras escolhidas são: Um curumim, uma canoa; A lenda da Vitória Régia; Redondeza; UxéPikui – O pequeno curumim; Tekoa – Conhecendo uma aldeia indígena; Kunumi Guarani; Tem índio pra todo lado!; O pássaro encantado; A Ubá do curumim; Caçadores de aventurasKabá Darebu ; O tupi que você fala; A descoberta das frutas; O Brasil, os indígenas e a flor Primavera; Meu avô ApolinárioUm índio chamado Esperança; A criação do mundo; As onças de Krumaré; Aritana, o índio que foi à lua; As serpentes que roubaram a noite e outros mitos; A morte da velha bruxa e Irakisu, o menino criador. 

A escolha dos títulos para o leituraço é feita de forma colaborativa e seguindo a temática do calendário escolar. Na EMEF João Ernesto, a coordenação pedagógica define um prazo para que cada professor indique uma obra. As sugestões são reunidas em um mural com as capas e sinopses, e os estudantes fazem sua escolha registrando nome e turma. A expectativa é que essa autonomia incentive ainda mais o envolvimento dos estudantes com a leitura.  

Além do acesso à literatura, o projeto tem um forte caráter formativo. “As crianças aprendem mais sobre orientação no espaço da escola, escuta ativa, respeito às diferenças e socialização com outros colegas e professores”, aponta a coordenadora pedagógica. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento do “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”
Imagem colorida do mural com a ginsasta Rebeca Andrade que será inaugurado no CEU Butantã.

Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã

Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

«1 2 3 1.606