Notícias

Jovens leitores da EMEF Arthur Neiva participam de bate-papo com escritores

José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta conversaram com alunos e acompanharam apresentações

Publicado em: 06/09/2018 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020

jovens_leitores_740_x_430.jpg

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tiveram uma manhã especial no dia 29 de setembro, quando puderam conversar com os escritores José Roberto Torero e Marcus Haurelius Pimenta e apresentar releituras e adaptações de seus livros.

Foi pensando na importância dos contos de fadas que as Professoras Orientadoras de Sala de Leitura (POSLs), Gláucia e Maria, convidaram, no primeiro semestre deste ano, os autores de literatura infantil para visitarem a escola, a fim de proporcionar aos estudantes o contato direto com aqueles que escrevem as histórias que tanto os encantam.

Aceito o convite, foi iniciado um trabalho de leitura de algumas obras de Torero e Pimenta. Ao longo do projeto, as POSLs estimularam nos alunos a curiosidade sobre os escritores em relação aos livros e suas escritas e propuseram a elaboração de paródias, cup song (música em que o ritmo é feito com o som das mãos e de copo) e teatro. Na sala de aula, os professores também realizaram trabalhos paralelos com os livros: reescritas, novas versões, entre outros.

A partir daí, outras expressões culturais foram surgindo: apresentações teatrais, releituras dos textos, confecção de cartazes, desenhos e músicas. O resultado foi um verdadeiro festival literário.

Entre as apresentações do evento, os autores autografaram, responderam dúvidas dos alunos, tiraram fotos e se encantaram com o carinho que receberam. Os escritores foram presenteados com o livro Dias de Chuva, da escritora Carolina Mancini, professora da escola. A Sala de Leitura foi presenteada com livros dos escritores para o acervo. As representantes da DIPED da DRE Itaquera, Lúcia e Ana, acompanharam todas as atividades.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustrações de flores com a logomarca da 12ª Mostra ecofalante de cinema 2023

12ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs ocorre até o dia 14 de junho

Publicado em: 07/06/2023 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cobertura de uma quadra poliesportiva, pode-se ver a grade de proteção e portão do ambiente.
Imagem com fundo verde e a fotografia de quatro jovens em molduras brancas de fotografias. No canto esquerdo, informações em inglês sobre evento mundial da UNESCO sobre alfabetização midiática. O título é

Imprensa Jovem celebrará 18 anos em evento mundial da Unesco

Publicado em: 06/06/2023 2h32 - em Educomunicação

Fotografia de grupo de garotas em aula de balé

Escola de Dança de São Paulo da Fundação Theatro Municipal abre vagas para cursos livres

Publicado em: 06/06/2023 11h12 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de crianças bebendo Leite em escola
1 2 3 1.349