Notícias

Jornada Pedagógica vai reunir 60 mil educadores para discussões sobre o trabalho na Educação Infantil 

Ação ocorre nesta sexta-feira (1) e propõe refletir a relação entre registro e o cotidiano com bebês e crianças

Publicado em: 28/06/2022 17h29 | Atualizado em: 29/06/2022
fotografia de criança brincando com o texto VII Jornada Pedagógica - um caminho para o registro a partir do cotidiano planejado e vivido

Na próxima sexta-feira (1), mais de 60 mil educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino de São Paulo participarão da VII Jornada Pedagógica da/na Educação Infantil. Neste ano, o evento tem como objetivo discutir a relação entre registro e o cotidiano do trabalho com bebês e crianças, de modo a aproximá-los das vivências reais das unidades. 

A Jornada Pedagógica é uma ação da Divisão de Educação Infantil (DIEI) da SME e ocorre duas vezes ao ano, sendo uma por semestre. Nesta edição, a proposta é diferente de anos anteriores, a ideia é que as unidades se organizem para construir momentos de  problematização sobre suas práticas de registro e documentação pedagógica com outras do território. A intenção é que a reflexão seja baseada no diálogo entre as diferentes equipes e práticas.

Participam da Jornada Pedagógica todos educadores – gestores, professores e equipes de apoio – que atuam nas unidades de educação infantil, diretas e parceiras, do município. Atualmente a cidade de São Paulo conta com aproximadamente 3.250 unidades de educação infantil para o atendimento de bebês e crianças, de 0 a 5 anos. 

Para Tássio José da Silva, diretor da DIEI, esta estratégia de trabalho coletivo, busca olhar as escolhas feitas pelas equipes, os caminhos percorridos, as conquistas e os desafios nas construções diárias, propondo reflexão e sinalização de questões a qualificar. 

“Compreendemos que as diferentes experiências podem complementar e trazer novas possibilidades de olhar para os planejamentos e práticas. No entanto, caso a articulação entre Unidades seja inviável em alguns territórios, indicamos que se organizem individualmente. Entendemos também que a equipe gestora, com o apoio da supervisão escolar, tem papel fundamental na reflexão sobre as possibilidades de articulações e trocas de experiências”, enfatiza o diretor da DIEI.

Ação em rede

A SME convida educadores que participam da jornada a compartilhar e acompanhar as ações da Jornada pelas redes sociais. Desta forma, postem nas redes sociais fotos e vídeos utilizando a hashtag #VIIJornadaPedagogicaDIEI2022 e marcando o perfil @educaprefsp. 

Processo formativo 

A Jornada Pedagógica apresenta a perspectiva de continuidade quanto aos processos de discussão e proposição de aperfeiçoamento das práticas. Esse movimento está intimamente ligado aos diferentes documentos produzidos pela Rede ao longo dos últimos anos, os quais são de amplo acesso na página da DIEI e dão sentido à existência de registros e documentação pedagógica.

Sem intenção de esgotar as possibilidades autorais e territoriais, a Divisão de Educação Infantil disponibilizou materiais (vídeos/pílulas, podcasts, referenciais teóricos) com vistas a auxiliar na revisitação dos processos e das produções, na discussão das U.Es sobre documentação pedagógica. São eles: 

  • Rotina na Educação Infantil – Profa. Dra. Maria Carmem Barbosa e Profa. Dra. Daniele Marques Vieira.
  • O processo investigativo nos contextos de aprendizagens – Profa. Dra. Suely Amaral Mello e Profa. Mestre/a Larissa Kovalski Kautzmann.
  • A intencionalidade e o registro –  Profa. Dra. Suely Amaral Mello e a Profa. Mestre/a Larissa Kovalski Kautzmann.
  • A relação entre a fotografia e o texto escrito – Profa. Dra. Daniele Marques Vieira.
  • A importância da pauta formativa como organização dos registros e replanejamento – Profa. Mestra/e Renata Araújo M. dos Santos.
  • A importância da articulação entre a Coordenação Pedagógica e a Direção Escolar – Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov.
  • As especificidades ao observar os bebês – Profa. Mestre/a Leila Oliveira Costa.   
  • Observações sobre a experiência com livros e literatura – Profa. Mestra/e Cássia Maria Rita V. Bittens
  • A escuta como base da documentação pedagógica – Profa. Dra. Bruna Ribeiro. 
  • Mini histórias: uma possibilidade de escuta e investigação dos bebês e das crianças em ação – Profa. Dra. Bruna Ribeiro.
  • Documentação pedagógica e relações raciais: ações e reflexões acerca das relações étnico raciais e não xenofóbicas na Educação Infantil – Profa. Dra. Jussara Santos. 
  • Educação e Cultura Inclusivas: o olhar para as diferenças – Profa. Mestre/a Guacyara Labonia (Associação Mais Diferenças) 

Acesse a íntegra dos materiais de orientação para a Jornada Pedagógica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431