Notícias
JAM Virtual 2022: evento desafia estudantes e professores a criarem protótipos de robôs
Projetos podem ser enviados até 10 de junho; neste ano ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker
Publicado em: 18/05/2022 12h32 | Atualizado em: 18/05/2022![Arte com o texto "JAM Virtual 2022" e um aparelho feito com materiais recicláveis com aparência humana que vai executar a ação de pular corda.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/JAM-Virtual_Site-.png)
O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança o desafio da JAM Virtual 2022. A novidade desta edição é que os professores também poderão participar pela primeira vez como desafiados. Os projetos podem ser enviados até 10 de junho.
A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.
Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes poderão contar com o auxílio dos professores e professoras mais de perto, já que em 2020 e 2021 a JAM aconteceu de forma totalmente virtual por causa da pandemia de Covid -19.
A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Regina Célia Gavassa, do Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem, comenta sobre um dos objetivos do evento: “O desafio é engajar os estudantes e os professores a trabalharem de forma integrada e explorar suas habilidades e conhecimentos, serve como um incentivo para eles pois percebem-se como autores daquela produção”, disse.
Desafios
Os desafios da vez serão ‘Construção de Autômatos’ e ‘Brincando com Cores’.
Desafio 1 – Construção de Autômatos
Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.
Desafio 2 – Brincando com Cores
Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.
Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.
Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.
As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.
Entrega
Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.
Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Feito isso, o seu desafio já está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.
O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia projeto piloto para reforçar ações de proteção escolar na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga orientações sobre restrição de uso celulares nas unidades educacionais
Relacionadas
![Autorização para nomeação de aprovados em concurso público](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/23279_tb-1.jpg)
SME publica relação de vagas disponíveis para aprovados em concurso
Publicado em: 15/01/2016 10h05 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Castração de cães e gatos no CEU Jaçanã](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/6805_tb-1.jpg)
CEU Caminho do Mar recebe campanha de castração cães e gatos
Publicado em: 14/01/2016 4h52 - em CEU e COCEU
![Abertura da 30ª edição do Programa “Recreio nas Férias”](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/24166_tb-1.jpg)
Abertura da 30ª edição do Programa “Recreio nas Férias”
Publicado em: 14/01/2016 2h50 - em CEU e COCEU
![30ª edição do Recreio nas Férias](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/23731_tb-1.jpg)
30ª edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 14/01/2016 2h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Iniciadas as obras do Território CEU Vila Alpina/Vila Prudente](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/24267_tb-1.jpg)
Iniciadas as obras do Território CEU Vila Alpina/Vila Prudente
Publicado em: 13/01/2016 5h32 - em CEU e COCEU