Notícias
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Acesse a versão final do documento
Publicado em: 17/07/2017 12h31 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da COPED – Divisão de Educação Infantil, divulga a versão final do documento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”.
O presente documento é fruto de um diálogo intenso e de escuta da Rede Municipal de Ensino em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.
A articulação do GT de escrita, o diálogo com a Rede por meio dos Seminários (2013, 2014, 2015) e a devolutiva das Unidades Educacionais – UEs após a utilização do instrumento de autoavaliação no ano de 2015, tiveram como objetivo a elaboração conjunta dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que se propõem a auxiliar as Unidades de Educação Infantil no cuidadoso olhar sobre suas práticas.
O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.
Essa prática visa provocar a busca de transformações para garantir o direito à Educação Infantil pública de Qualidade Social a todos os bebês e crianças que vivem suas infâncias nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que se configura hoje como umas das maiores Redes de Educação Pública da América Latina.
Acesse a versão final do documento clicando aqui.
I
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Rede Municipal de Ensino atende mais de 1 milhão com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Publicado em: 28/04/2025 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs
Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Inácio Monteiro promove Painel de Empregos e Curso de Empreendedorismo em parceria com ETEC e SEBRAE
Publicado em: 25/04/2025 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã