Notícias
Inaugurado na Cidade Ademar, CEU Silvio Santos honra apresentador e valoriza música, circo, artes cênicas e audiovisual
Novo complexo oferece infraestrutura sustentável e atividades para todas as idades, inspiradas no legado de um dos maiores comunicadores do país
Publicado em: 10/09/2025 13h04 | Atualizado em: 11/09/2025

CEU Silvio Santos tem capacidade para receber mais de 5 mil pessoas diariamente nas atividades culturais, esportivas e educacionais. Crédito: SME/Daniel Guimarães.
Não seria exagero enxergar o Centro Educacional Unificado (CEU) Silvio Santos, inaugurado pela Prefeitura de SP nesta quarta-feira (10), na Cidade Ademar, pela lente de quadros icônicos do célebre apresentador. Afinal de contas, o complexo vai promover diversas atividades que estimulam o talento dos estudantes. Será palco de um autêntico “Show de Calouros”.
No bloco cultural, por exemplo, tem sala de música, onde os estudantes vão ter seus conhecimentos ampliados no universo musical. Semelhante ao “Qual é a Música”, o game show musical em que Silvio sabatinava o conhecimento de celebridades sobre canções.
No CEU Silvio Santos, em seu bloco esportivo, todo dia será um “Domingo no Parque”. Quem não lembra da competição entre escolas em um cenário de parque infantil? Dá para competir e se exercitar na piscina semiolímpica, quadras cobertas e ao ar livre, além das salas para práticas de ginástica, dança e artes marciais. Tanto os estudantes quanto os adultos do território.
As tradicionais pegadinhas do quadro Câmeras Escondidas, que garantiam boas risadas para os telespectadores de todo o país, não serão apenas uma atração, mas serão utilizadas para reforçar a segurança com vigilância 24h graças às 182 câmeras de monitoramento, também com integração ao sistema Smart Sampa.
Em termos comparativos, o bloco educacional não deixa de representar uma espécie de “Porta da Esperança”. Justamente por ser um espaço de aprendizagem, de ampliação de horizontes e abrigar o CEU EMEF Pe. Anthony John Conry, que tem como diferencial atendimento em período integral com jornada de 09h. O quadro do “homem do baú” oferecia realizações que transformavam a vida das pessoas, tais como os caminhos educacionais trilhados pelos estudantes
A EMEF foi planejada para essa forma de atendimento dentro da política pública de educação integral da Rede Municipal com carga horária adicional destinada a atividades como jogos e estratégias de raciocínio lógico, escrita, práticas corporais e linguagens artísticas, entre outras. O bloco educacional conta com salas da Rede UniCEU e do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
Marca de fé e dedicação no Brasil
O nome da EMEF carrega o legado de uma liderança fundamental para o território. O Pe. Anthony John Conry, conhecido carinhosamente como Pe. Tony, foi um missionário irlandês que deixou uma marca de fé e dedicação no Brasil. Servirá de inspiração para toda a comunidade escolar.
Em 1969, Pe. Tony chegou ao Brasil como missionário e dedicou-se à evangelização e à formação de comunidades religiosas na região de Santo Amaro. Em 1977, fundou a Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro de Americanópolis, onde percebeu a preocupação das famílias com a educação das crianças. Para atender a essa demanda, criou em 1980 uma pré-escola dentro da própria igreja, voltada a crianças de 4 a 6 anos.
Diante do desejo dos pais de garantir a continuidade dos estudos, em 1984 o religioso fundou o Colégio São Francisco de Assis, ampliando seu trabalho educativo na região. Falecido em 25 de julho de 2023, Pe. Tony teve uma história de vida marcada pela fé, dedicação ao próximo e pelo compromisso em transformar a comunidade com educação e solidariedade.
“Essa é mais uma entrega que reforça o compromisso de São Paulo como uma cidade educadora. Estamos entregando mais um CEU com infraestrutura tecnológica e sustentável para atender a comunidade com atividades que promovem o desenvolvimento integral em todas as idades”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
Infraestrutura sustentável
A unidade conta infraestrutura moderna a soluções sustentáveis para economia de recursos e gestão de água e energia. São 192 placas fotovoltaicas que garantem uma economia de cerca de R$ 7 mil mensal com as despesas de energia. Além de um sistema de reuso e tratamento de água, com redução de consumo de cerca de 6 mil litros diariamente.
Todo esse complexo tem capacidade para receber mais de 5,9 mil pessoas diariamente nas diversas atividades culturais, esportivas e educacionais para toda a família em todos os espaços do complexo.
Modelo PPP
O CEU Silvio Santos faz parte de um modelo inédito de Parceria Público-Privada (PPP) firmado com a concessionária integra, responsável pela construção, manutenção e conservação de cinco CEUs. A estimativa é de uma economia de R$ 45,2 milhões para os cofres públicos ao longo dos 25 anos de vigência contratual, segundo estudo de viabilidade realizado durante a licitação em 2022.
Esta é a quarta unidade entregue neste modelo neste: o CEU Rei Pelé, na Cidade Líder, foi inaugurado em abril; o CEU Papa Francisco, no Jardim Iva, em julho; e o CEU Padre Ticão, em Ermelino Matarrazo, em agosto. Com isso a cidade atinge a marca de 62 CEUs espalhados em todas as regiões. Há ainda um quinto CEU em construção, no Grajaú, que está com 73% das obras concluídas.
Confira mais registros da inauguração:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera











