Notícias

Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro participa de aula de Educomunicação na ECA/USP

Estudantes compartilham vivências do projeto com futuros educomunicadores e debatem o papel do Programa Imprensa Jovem na formação cidadã

Publicado em: 19/06/2024 11h59 | Atualizado em: 19/06/2024
Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê "Conhecendo o Imprensa Jovem Josué - Apresentação Equipe 2024".

O que você espera de uma sexta-feira à noite? Os estudantes da EMEF Josué de Castro, DRE Pirituba/Jaraguá, esperam muito mais que o fim de semana. Eles desejam a oportunidade de trocar conhecimentos com os universitários do 1º e 3º ano do curso de Licenciatura em Educomunicação, na disciplina Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) I e III, do professor doutor Claudemir Viana e da professora doutora Thaís Brianezi, respectivamente. 

É isso mesmo. Convidados pela professora doutora Thaís Brianezi, os estudantes do Programa Imprensa Jovem, do Grêmio Estudantil, e o professor Leonardo Cardeal da Costa, orientador do Imprensa Jovem da escola, foram até a universidade e apresentaram as práticas realizadas no projeto Imprensa Jovem durante o ano letivo. 

Acompanhados pela coordenadora pedagógica Emanuele Almeida,  pelos os auxiliares técnicos de educação Ariele Maia e Carlos Eduardo de Jesus, os jovens compartilharam suas experiências com alunos e professores da graduação.

Os jovens educomunicadores da escola municipal relataram suas vivências no projeto, desde a cobertura jornalística até produção de conteúdo multimídia. “Eu gostei. Foi uma experiência edificante, já que conhecemos uma das melhores universidades. Gostei muito de como todos foram bem participativos, tanto os universitários, quanto nós Imprensa Jovem e Grêmio”, comentou a estudante Julia Moraes Rocha, do 9º ano C.

As práticas de entrevista, elaboração de roteiro, fotografia e gravação, edição e outras técnicas jornalísticas foram detalhadas pelos estudantes, que abordaram ainda os motivos que os levaram a estar no Imprensa Jovem e como essa participação é importante para suas aprendizagens e para suas relações e formação integral.

“Eu achei bem interessante e legal compartilhar as experiências com outras pessoas e apresentar o que é o Imprensa Jovem. Falar dos eventos e ações que fazemos e o que aprendo e gosto no projeto é bem interessante. Achei bom o fato de compartilhar a realidade do Imprensa com universitários”, compartilhou Erika Gonçalves Lima, do 9º ano B.

Ainda sobre a vivência na ECA/USP, a estudante Mariane Sanches Cuter, do 6º ano A, disse: “Foi muito bom conhecer outros lugares, ainda mais um lugar de conhecimento. Foi uma das minhas melhores experiências”.

Além disso, compartilharam sobre a cobertura das eleições do Grêmio Estudantil da escola e mostraram um vídeo de como foi o processo eleitoral estudantil. A partir disso, também puderam discutir sobre a autonomia e protagonismo dos estudantes. 

“Foi uma experiência incrível como todas as outras com a Imprensa. Visitar a universidade que sonho algum dia frequentar e aprender mais sobre a história do projeto,  foi uma experiência muito legal. É importante saber qual foi a origem da Imprensa e pensar sobre qual motivação ela foi criada e inserida nas escolas. Ver  os universitários assistindo e indo lá na frente falar um pouco sobre o projeto junto com o restante da galera foi sensacional”, contou Cauã Rodrigues Vieira, do 9º Ano B. 

A professora doutora Thaís Brianezi reconheceu o mérito do projeto. “O trabalho da Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro é exemplar. O professor Leonardo consegue fazer uma articulação incrível da educomunicação com o Grêmio Estudantil e a Sala de Leitura. E o resultado a gente viu aqui na visita que fizeram à ECA: crianças e jovens super bem articuladas, ajudando a construir uma educação de muita qualidade”, comentou. 

Para o professor Leonardo, a visita à ECA/USP foi uma oportunidade valiosa para os estudantes apresentarem suas experiências e aprenderem com os futuros educomunicadores. “Os alunos e alunas da EMEF Josué com muito empenho, compromisso e dedicação realizam práticas incríveis que impactam toda a comunidade escolar”, disse com orgulho de seus estudantes.

“Tanto o Imprensa Jovem como o Grêmio Estudantil revelam em sua integralidade/coletividade as ações e esforços da escola, dos professores, profissionais da educação e das famílias em busca de uma aprendizagem significativa e de qualidade desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 9º ano, perpassando todas as disciplinas”, complementou destacando o papel do projeto na formação integral dos estudantes. 

A experiência na ECA/USP proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a história da educomunicação e refletir sobre o papel da imprensa jovem na formação cidadã, além de refletir e discutir sobre o papel do jornalismo e da educação com ênfase no Programa Imprensa Jovem.

Assista, abaixo, o vídeo produzido pelo Imprensa Jovem sobre as eleições 2024 do Grêmio Estudantil na escola:

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.459