Imprensa Jovem conversa com maestro João Carlos Martins

Equipe “Caçadores de Notícias” da EMEF Sud Mennuci entrevistou o maestro em lançamento do projeto

Publicado em: 24/11/2017 13h22 | Atualizado em: 30/11/2020
sud_jcm_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Sud Mennucci

No dia 11 de novembro, os estudantes do projeto de educomunicação “Caçadores de Notícias”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sud Mennucci, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, foram convidados a prestigiar uma aula-concerto do projeto “A música venceu”, com a participação do Maestro João Carlos Martins, realizada na Escola Estadual (E.E) Jussara Feitosa Domschke, localizada no bairro Jardim Portugalia, na cidade de Suzano.

O projeto “A música venceu” visa difundir a música clássica em cidades do interior e bairros das grandes capitais em parceria com escolas públicas. Ele foi idealizado pelo maestro João Carlos Martins e está sendo divulgado em todo o Brasil.

Ao chegar ao local, fomos recepcionados pelo Diretor da unidade educacional, Jair Nogueira. Ele também atua como Professor de Matemática em nossa escola, a EMEF Sud Mennucci.

As atividades do evento foram divididas em quatro etapas: primeiro, houve a apresentação do coral do projeto “A música venceu” com acompanhamento da percussão mesclando música popular e erudita. Em seguida, a orquestra da escola se apresentou, regida pelo coordenador regional Anderson Lacerda, observados por João Carlos Martins, que atua em parceria com a E.E. Jussara Feitosa. Para fechar as apresentações, João Carlos regeu a Bachiana Jovem, tocando teclado e gerando emoção no público presente. Logo após a saída do maestro, Eleazar de Carvalho Filho, filho do regente Eleazar de Carvalho, comandou a Orquestra Bachiana.

Confira a entrevista feita pela nossa equipe com o Maestro João Carlos Martins.

Como é para o senhor trabalhar externamente com jovens alunos de outras escolas?

– Eu acho que o maior exemplo que nós estamos tendo em São Paulo é aqui em Suzano, um exemplo que pode ser multiplicado em outras escolas de São Paulo. Dentro do nosso projeto orquestrando em São Paulo, orquestrando em Brasil, tenho certeza que Suzano tem crianças que são um símbolo para nós.

E em algum momento durante a sua carreira o senhor já pensou em desistir por algum motivo?

– Umas mil vezes (risos), mas a música venceu e a música vai seguir na minha vida até o apagar das luzes. A música vence sempre.

E qual é a sua expectativa para o evento de hoje?

Ah, adrenalina pura, do jeito que vi as crianças tocarem. Eu vou recebendo os vídeos e fico profundamente impressionado.

João Carlos Martins – Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940 e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass. Aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior. Com uma história de vida e superação que virou filme, aquele que já foi um dos pianistas mais aclamados do mundo é, hoje, o maestro João Carlos Martins. Após passar por uma série de percalços que culminaram, entre outras coisas, no atrofiamento de três dedos da mão esquerda e perda parcial dos movimentos da mão direita e ao ver-se impossibilitado de tocar, decide estudar regência e cria a orquestra Bachiana Jovem filarmônica, que ensina música para crianças de São Paulo.

sud_jcm_2_740_x_430.jpg

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação