Notícias

I Encontro dos Coordenadores da AEL

Balanço das ações realizadas em 2015 e expectativa de expansão das Academias em todas as DREs

Publicado em: 08/08/2017 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020

01_coordenadores_ael_740_x_430.jpg

Ocorreu na sexta, 11 de dezembro, na Academia Paulista de Letras (APL), o I Encontro dos Coordenadores do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), das treze Diretorias Regionais de Educação de São Paulo.

Assim como acontece com os Acadêmicos da APL, os Coordenadores do Projeto AEL foram recebidos na Sala de Chá e de Conferências, onde foi apresentada a equipe gestora do Projeto na Secretaria Municipal de Educação, composta pelas professoras Sueli Vaz e Maria Sueli Fonseca Gonçalves. O encontro propiciou uma diálogo sobre as realizações efetuadas em 2015 e a projeção de ações a serem realizadas no próximo ano.

“A indicação dos Coordenadores como responsáveis pela gestão das Academias já existentes, e das que ainda serão fundadas em suas Diretorias Regionais de Educação (DREs), é uma grande conquista para a expansão do Projeto na Rede Municipal de Ensino de São Paulo”, disse Sueli Vaz. (Veja quem são eles)

Retrospectiva da fase de expansão – O projeto AEL, que completou 10 anos em 2015, teve início na Diretoria Regional de Educação da Penha, que concentra 25 academias das 32 existentes.

As demais unidades estão localizadas em escolas das DREs Santo Amaro, Ipiranga, Itaquera, Jaçanã e Guaianases .

No primeiro semestre deste ano, foram realizados vários encontros da equipe gestora para a elaboração da Portaria 5.296. Publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 15 de agosto, ela instituiu as Academias Estudantis de Letras nas Unidades Educacionais que mantêm o Ensino Fundamental e Ensino Fundamental e Médio na Rede Municipal de Ensino.

Em junho, o Projeto de Expansão da Academia Estudantil de Letras foi apresentado aos treze Diretores Regionais de Educação. No dia 18 de agosto, o Projeto de Expansão foi apresentado a representantes das DREs, como: Supervisor Técnico, Supervisor Escolar, Diretor de Orientação Técnico-Pedagógica, Diretor de Programas Especiais e o responsável por Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL).

No dia 26 de agosto, ocorreu no auditório da UNINOVE, unidade Vergueiro, o Seminário “Expansão da Academia Estudantil de Letras para a Rede Municipal de Ensino”. O evento teve o objetivo de encantar os POSLs com amostras do protagonismo dos alunos acadêmicos e com a fala dos escritores Walcyr Carrasco e João Carrascozza sobre o tema “A importância da leitura na vida”.

03_seminario_ael_740_x_430.jpg
Apresentação dos alunos da AEL Ariano Suassuna no Seminário “Expansão da Academia Estudantil de Letras para a Rede Municipal de Ensino”

Em setembro, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diretoria Regional da Penha, ofereceu o curso “Gestão e Acompanhamento do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) – na Rede Municipal de Ensino – Formação Intensiva”. Foram ofertadas750 vagas, divididas em 5 turmas. O público alvo foi formado por professores interessados em constituir uma Academia Estudantil de Letras em suas unidades escolares.

Em outubro, aconteceu a Semana de Arte Moderna, evento anual constituído por uma Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas AELs.

Em novembro, os Diretores Regionais indicaram os Coordenadores responsáveis pelas AELs, com exceção de Samir Mustapha, que desde o início do ano já é Coordenador na DRE Penha, em substituição à Professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, que agora se encontra na equipe gestora na SME.

Também, no segundo semestre, ocorreram as fundações de mais duas Academias, a da AEL Ariano Suassuna (EMEF Professora Claudia Bartolomazi – DRE Guaianases) e AEL Arnaldo Antunes (CEU EMEF Professor Antônio Carlos Rocha – DRE Penha)

Para a equipe gestora, a avalição do ano de 2015 foi positiva diante às varias ações concretizadas e com a expectativa de futuras fundações de Academias em todas as DREs.

Veja a galeria de fotos da Reunião do Coordenadores

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440