Notícias
H1N1 é tema de atividades na EMEI Jaguaré
Alunos aprendem e ensinam os procedimentos para o combate desse vírus da gripe
Publicado em: 07/04/2016 17h27 | Atualizado em: 04/05/2021Devido ao número crescente de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A/H1N1 na cidade de São Paulo, unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) estão desenvolvendo ações de conscientização que ensinam os cuidados básicos e cotidianos para espantar a vírus de perto da molecada.
Um exemplo deste tipo de ação é o que está acontecendo na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jaguaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba. Alunos de 4 e 5 anos aprendem e ensinam para a comunidade escolar os procedimentos de higiene, convívio e alimentação que podem diminuir a incidência do vírus.
Mesmo com poucos dias de trabalho sobre o assunto, o professor que está desenvolvendo as atividades, André de Souza, declara que o trabalho já teve bons resultados. “Quando falei pela primeira vez sobre este vírus da gripe as crianças logo fizeram a relação com os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti. Expliquei que alguns sintomas são semelhantes, mas que a doença e a causa são totalmente diferentes”, relata o Professor de Educação Infantil.
A partir de rodas de conversa, vídeos educativos e atividades lúdicas, os alunos produziram cartazes informativos com fotografias, nas quais demonstram os principais procedimentos para minimizar o contato com o vírus H1N1. Um mural informativo foi construído com fotografias que ilustram os cuidados com a higiene, hábitos alimentares saudáveis e cuidados no contato com o próprio corpo e com as outras pessoas.
A criançada também usou a criatividade para confeccionar o monstrinho do vírus H1N1 com giz de cera e massinha de modelar. As produções ficaram expostas no mural da unidade.
Em seu primeiro ano como professor, André atua no módulo da unidade e desenvolve essas atividades quando substitui as professoras regentes das turmas. Outras atividades sobre questões de convívio, comportamento e combate ao mosquito da dengue também já foram feitas pelo professor.
Confira a galeria de fotos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Secretaria Municipal de Educação
Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Secretaria Municipal de Educação
Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino atende mais de 1 milhão com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs
Relacionadas

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Rede Municipal de Ensino atende mais de 1 milhão com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Publicado em: 28/04/2025 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação