Notícias
Grêmio Estudantil da EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos se aprofunda na história de São Paulo
Projeto “São Paulo: fotografia da metrópole” leva estudantes a pontos históricos e marcantes da capital paulista
Publicado em: 29/06/2018 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020
Os integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kyrillos, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, participam do projeto “São Paulo: fotografia da metrópole”. Na terça-feira, 24 de abril, os alunos visitaram a Avenida Paulista e na terça-feira, 22 de maio, os estudantes visitaram o Centro de São Paulo.
O projeto elaborado pela professora de História, Fernanda Tabuso, promove diferentes atividades práticas e intelectuais entre os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Ao longo do projeto, são trabalhados momentos de reflexões a respeito das relações sociais, o acesso ao conhecimento, a inserção cultural e o desenvolvimento do senso crítico por meio do contato com a história e a diversidade econômica, cultural e étnica da cidade de São Paulo.
“Mais fundamental que uma intensa pesquisa sobre a cidade é a oferta de conhecer São Paulo de perto, com uma lente atenta e viva, tendo a oportunidade de percorrer os locais que ilustram livros, jornais ou sites da internet”, afirma a professora Fernanda.
A parte teórica da atividade é realizada por meio de pesquisas na sala de informática. Nas visitas ao universo metropolitano, serão contemplados os aspectos geográficos, históricos e culturais da formação e do desenvolvimento da cidade, ainda desconhecido por muitos dos estudantes.
Os alunos são acompanhados pela professora e por um Assistente Técnico Escolar (ATE) e são utilizados como meios de transporte: metrô, ônibus de linha regular e ônibus particular, disponibilizado pela DRE Santo Amaro, conforme a necessidade de locomoção e disponibilidade.
Durante os passeios será abordada a linguagem artística da fotografia. Para finalizar cada estudo, será realizada na Unidade Escolar exposição fotográfica dos locais visitados, com o objetivo de compartilhar as experiências.
Estão previstas o total de nove saídas, as datas são agendadas de acordo com a disponibilidade dos locais e o calendário escolar. A próxima visita será a Universidade de São Paulo (USP) e está agendada para acontecer em agosto
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação para escolha de vagas de Professores de Educação Infantil e Auxiliares Técnicos de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026
Relacionadas
Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação
SME faz nova convocação para escolha de vagas de Professores de Educação Infantil e Auxiliares Técnicos de Educação
Publicado em: 14/07/2026 6h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos
Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação