Notícias

Grêmio Estudantil da EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos se aprofunda na história de São Paulo

Projeto “São Paulo: fotografia da metrópole” leva estudantes a pontos históricos e marcantes da capital paulista

Publicado em: 29/06/2018 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020

gremio_EMEF_habib_740_x_430.jpg

Os integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kyrillos, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, participam do projeto “São Paulo: fotografia da metrópole”. Na terça-feira, 24 de abril, os alunos visitaram a Avenida Paulista e na terça-feira, 22 de maio, os estudantes visitaram o Centro de São Paulo.

O projeto elaborado pela professora de História, Fernanda Tabuso, promove diferentes atividades práticas e intelectuais entre os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Ao longo do projeto, são trabalhados momentos de reflexões a respeito das relações sociais, o acesso ao conhecimento, a inserção cultural e o desenvolvimento do senso crítico por meio do contato com a história e a diversidade econômica, cultural e étnica da cidade de São Paulo.

“Mais fundamental que uma intensa pesquisa sobre a cidade é a oferta de conhecer São Paulo de perto, com uma lente atenta e viva, tendo a oportunidade de percorrer os locais que ilustram livros, jornais ou sites da internet”, afirma a professora Fernanda.

A parte teórica da atividade é realizada por meio de pesquisas na sala de informática. Nas visitas ao universo metropolitano, serão contemplados os aspectos geográficos, históricos e culturais da formação e do desenvolvimento da cidade, ainda desconhecido por muitos dos estudantes.

Os alunos são acompanhados pela professora e por um Assistente Técnico Escolar (ATE) e são utilizados como meios de transporte: metrô, ônibus de linha regular e ônibus particular, disponibilizado pela DRE Santo Amaro, conforme a necessidade de locomoção e disponibilidade.

Durante os passeios será abordada a linguagem artística da fotografia. Para finalizar cada estudo, será realizada na Unidade Escolar exposição fotográfica dos locais visitados, com o objetivo de compartilhar as experiências.

Estão previstas o total de nove saídas, as datas são agendadas de acordo com a disponibilidade dos locais e o calendário escolar. A próxima visita será a Universidade de São Paulo (USP) e está agendada para acontecer em agosto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210