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Gestão e projetos da EMEI Prof. Pedro Álvares Cabral Moraes incentivam a participação das famílias e crianças nas atividades da escola
Diretora da unidade revela a importância do diálogo com a equipe escolar para garantir o atendimento de qualidade
Publicado em: 12/11/2019 18h43 | Atualizado em: 06/08/2021
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Pedro Álvares Cabral Moraes, localizada na região da Vila Guilherme, pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé, uma Diretora, em parceria com a equipe gestora e docente tem feito a diferença na educação das crianças. Andrea Steinvascher, está há cinco anos na unidade, e coordena um espaço educacional que recebe diariamente 230 crianças em período integral.
Além da Diretora Andrea, a equipe gestora é formada pela Assistente de Direção, Tereza Cristina Garcia e a Coordenadora Pedagógica, Milena Martins, o trio tem bom diálogo e afinidade sobre o entendimento da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, propondo ações de intervenção com a equipe de professoras sobre questões de Identidade e Diversidade.

Dentre as atividades realizadas pela equipe escolar, 3 projetos despertam a atenção, a curiosidade e o protagonismo das crianças: Assembleias mirins, Projeto de Educomunicação e oficinas promovidas pelos pais e responsáveis às crianças.
Assembleias Mirins – As assembleias são movimentos democráticos organizados pela equipe gestora e docente com intuito de estimular a participação das crianças para que tenham o direito de opinar, sugerir melhorias nos ambientes e equipamentos da unidade. A ação é dividida em 3 etapas:
Conversa e votação – Cada turma conversa com a sua professora fazendo uma votação sobre quais espaços da escola que elas mais gostam;
Novos questionamentos – A partir do resultado da votação, a professora da turma elabora novas questões para a turma pensar e comunicar, por exemplo: Por que o parque A não é tão legal quanto o parque B? Como podemos melhorá-lo?
Roda de conversa com a equipe gestora – Nesse momento, as crianças tem a oportunidade de falar sobre suas percepções sobre a escola, dando sugestões de melhoria ou compra de algo que acham importante. Cada turma contribui com observações diferentes sobre os espaços. A equipe gestora sugere que as crianças pensem juntas e votem nas sugestões que irão beneficiar toda a escola.
Uma das escolhas aprovadas pelas crianças foi o terraço em volta da árvore, a diretora Andrea pediu que as crianças desenhassem como o terraço deveria ser, com base nos desenhos a escola conseguiu se organizar e atender o pedido das crianças. Outros pedidos também foram atendidos: carrinho construído para uso na quadra, piscina de bolinhas, cama elástica e estação brinquedoteca.
Projeto de Educomunicação – Após convite da Diretora Andrea, as Professoras de Educação Infantil, Maria Gilvaneide e Andressa Pires, toparam iniciar o projeto intitulado pelas crianças com o nome: “Ouvir e falar, aqui é o nosso lugar”.
O logotipo do projeto também foi desenhado pelas crianças e cada uma pôde votar naquele desenho que melhor iria representar as atividades do projeto, que conta com a participação de todas as crianças da escola com frequência de uma a duas vezes por semana.
No 1º semestre foram trabalhadas questões relacionadas à oralidade, as ações são realizadas em rodas de conversa, alguns temas são discutidos nas aulas, entre eles o projeto Identidade e Diversidade, eixo central das ações planejadas pela escola.
Outro trabalho desenvolvido pela turma foi o Jornal, as pautas escolhidas para compor a primeira edição foram temas trabalhados no primeiro semestre, ações desenvolvidas pela escola e assuntos de interesse das crianças.
Cada turma produziu o seu próprio jornal, a criança poderia fazer um desenho ou escolher uma revista para contar sobre algo de casa ou da escola. Confira matéria publicada no portal. Já no segundo semestre, as crianças aprendem sobre como realizar entrevistas, filmagens, tirar fotos.
Oficinas temáticas – A partir dos indicativos de qualidade da Educação Infantil, a escola levantou a necessidade de aproximar as famílias das atividades que acontecem na escola, partindo dessa necessidade, passou a convidar os pais e responsáveis para irem até a escola em horário de aula para conversar com as turmas sobre suas experiências, profissão, alguns foram além, realizaram contação de histórias, apresentações culturais do seu país de origem, oficina de culinária, aula sobre educação ambiental, outros pintaram junto com as crianças os carrinhos para uso na quadra, participaram de visitas no entorno da unidade.
Para a Diretora Andrea, é importante que a direção acompanhe o pedagógico da unidade, dialogue e tenha afinidade com a equipe gestora e docente, investimento sempre na formação, reflexão e apoio de toda equipe. Dessa forma, algumas metas e caminhos a percorrer ficam claros e conhecidos por todos.
Os trabalhos realizados pela equipe escolar podem ser acompanhados na página da escola.
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