Notícias

Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental

Visita à Catedral de São Miguel Arcanjo integra o projeto de educação patrimonial e museal e o plano formativo deste ano do Curso Normal Nível Médio da DRE São Miguel

Publicado em: 17/11/2025 13h08 | Atualizado em: 17/11/2025
Fotografia de estudantes em visita guiada pelos participantes do Curso Normal Nível Médio.

Praticar a profissão enquanto estudam é uma oportunidade que os estudantes do Curso Normal Nível Médio, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, vivenciaram nesta semana. Mais de vinte estudantes da 2ª série do Curso Normal, que se preparam para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, foram mediadores culturais para as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental durante a visita à Capela de São Miguel Arcanjo,  tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que atualmente funciona como centro cultural.

A visita guiada é uma ação educativa promovida pela Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE São Miguel, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Darcy Ribeiro e a Catedral de São Miguel Arcanjo. A atividade integra o projeto de educação patrimonial e museal do plano formativo de 2025, com o objetivo de aproximar o ensino do território e valorizar a memória, a cultura e a identidade local.

Durante o percurso, os estudantes do curso tiveram a oportunidade de exercitar práticas pedagógicas articuladas à formação docente, conduzindo a mediação de forma lúdica e educativa. Eles apresentaram às crianças a história, o patrimônio arquitetônico e o valor simbólico da Catedral de São Miguel Arcanjo, um dos marcos históricos mais representativos da região.

O projeto promove a articulação entre teoria e prática na formação de futuros professores, ao mesmo tempo em que desenvolve competências ligadas à comunicação, ao protagonismo juvenil e à valorização da herança cultural local. A proposta reforça ainda o papel da escola como espaço de construção de vínculos com o território, favorecendo uma aprendizagem significativa e contextualizada, em sintonia com os princípios da Educação Integral e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de crianças com coletes azuis sorriem com mãos levantadas
Fotografia de estudantes em visita guiada pelos participantes do Curso Normal Nível Médio.
Estudante movimentando as mãos.
Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 17/11/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.601