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Fotolivro sobre diversidade é elaborado por professores da rede municipal para ser utilizado entre os alunos
Ação fez parte do projeto “É Legal Ser Diferente”, que busca trabalhar a questão das diferenças étnico-raciais e culturais em sala
Publicado em: 16/11/2017 13h44 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças e professoras das turmas Berçário II – AB e Mini Grupo I – AB, do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Aparecida Nascimento, elaboraram em conjunto um livro com fotos de alunos e seus familiares para evidenciar a diferença entre eles e mostrar que ser diferente é normal, ensinando assim sobre a importância da tolerância com o outro e a valorização das características étnico-raciais e culturais de cada um.
A iniciativa partiu da necessidade de se trabalhar tais questões com as crianças desde muito pequenas, para que cresçam conscientes da importância do respeito às diferenças. As professoras, então, decidiram formar rodas de conversas entre as crianças após contações de histórias abordando o tema, onde os próprios alunos apontavam as principais diferenças entre eles. Surgiu então a ideia de fotografá-los e montar um fotolivro para apresentar na Mostra Cultural que acontece anualmente no CEI.
Os pais aprovaram a iniciativa e adoraram o resultado. Devido ao sucesso que o fotolivro fez durante o evento “Família na Escola”, as professoras decidiram incluir também fotos das famílias das crianças. Ao conferirem o trabalho pronto, os alunos ficaram felizes e entusiasmados por verem a si mesmos e os familiares em um livro. As professoras responsáveis pelo trabalho foram Edna Magalhães, Rosangela Araújo, Mércia Marioti, Sandra Silva e Cátia Marques.
O Projeto “É legal ser Diferente” foi elaborado a partir de uma atividade proposta no Projeto Especial de Ação (PEA), em que todas as turmas deveriam desenvolver uma atividade que contemplasse as diferenças étnico-racial e cultural. Após a formação do PEA, que dissertava sobre as diferenças raciais com a apresentação de vídeos das músicas “Ninguém é igual a Ninguém” e “Normal é ser diferente”, os professores deram início à organização da atividade em suas respectivas salas.
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