Notícias

Fotolivro sobre diversidade é elaborado por professores da rede municipal para ser utilizado entre os alunos

Ação fez parte do projeto “É Legal Ser Diferente”, que busca trabalhar a questão das diferenças étnico-raciais e culturais em sala

Publicado em: 16/11/2017 13h44 | Atualizado em: 30/11/2020

legal_ser_diferente_740_x_430.jpg

Crianças e professoras das turmas Berçário II – AB e Mini Grupo I – AB, do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Aparecida Nascimento, elaboraram em conjunto um livro com fotos de alunos e seus familiares para evidenciar a diferença entre eles e mostrar que ser diferente é normal, ensinando assim sobre a importância da tolerância com o outro e a valorização das características étnico-raciais e culturais de cada um.

A iniciativa partiu da necessidade de se trabalhar tais questões com as crianças desde muito pequenas, para que cresçam conscientes da importância do respeito às diferenças. As professoras, então, decidiram formar rodas de conversas entre as crianças após contações de histórias abordando o tema, onde os próprios alunos apontavam as principais diferenças entre eles. Surgiu então a ideia de fotografá-los e montar um fotolivro para apresentar na Mostra Cultural que acontece anualmente no CEI.

Os pais aprovaram a iniciativa e adoraram o resultado. Devido ao sucesso que o fotolivro fez durante o evento “Família na Escola”, as professoras decidiram incluir também fotos das famílias das crianças. Ao conferirem o trabalho pronto, os alunos ficaram felizes e entusiasmados por verem a si mesmos e os familiares em um livro. As professoras responsáveis pelo trabalho foram Edna Magalhães, Rosangela Araújo, Mércia Marioti, Sandra Silva e Cátia Marques.

O Projeto “É legal ser Diferente” foi elaborado a partir de uma atividade proposta no Projeto Especial de Ação (PEA), em que todas as turmas deveriam desenvolver uma atividade que contemplasse as diferenças étnico-racial e cultural. Após a formação do PEA, que dissertava sobre as diferenças raciais com a apresentação de vídeos das músicas “Ninguém é igual a Ninguém” e “Normal é ser diferente”, os professores deram início à organização da atividade em suas respectivas salas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem da fachada do 1º CEU Sustentável

SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs 

Publicado em: 15/09/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher com cmiseta branca em uma mesa dialoga e faz sinais com a mão

Educação paulistana fortalece integridade e transparência na gestão

Publicado em: 11/09/2026 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

SME abre inscrições para professores que desejam atuar nos CIEJAs em 2027

Publicado em: 11/09/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas fotografias com cartazes e objetos decorativos.

Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil 

Publicado em: 10/09/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.697