Notícias

Fotografar e aprender na EMEI José Bonifácio

Crianças são estimuladas a perceber elementos do espaço e da natureza por meio da fotografia

Publicado em: 17/12/2018 14h57 | Atualizado em: 30/11/2020

Destaque_740x430.jpg

Fotografar e aprender – é isso o que vem acontecendo com as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Bonifácio de Andrada e Silva, que fica no bairro de Santana, zona norte da capital paulista. Em meio às atividades do dia a dia, elas são estimuladas a perceber os elementos do espaço e da natureza de forma diferente e a fazer registros por meio da fotografia.

As atividades são organizadas pela Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental Eliane Nunes, que além de Pedagogia, tem formação em Artes Plásticas e Biologia. Para repertoriar a criação das crianças, ela vem apresentando imagens de fotógrafos e artistas brasileiros consagrados.

A professora trabalhou com a questão do consumo, desperdício, resíduos, reaproveitamento e reciclagem, contemplando as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e problematizou os temas com o documentário “Lixo Extraordinário”, que fala sobre o trabalho de Vik Muniz. As produções do artista brasileiro também serviram de inspiração para a criação, pelas crianças, de painéis utilizando sucatas.


Trabalho inspirado nas obras de Keith Haring

“Falei também sobre o trabalho de Cyrus Kabiru, artista queniano que também transforma resíduos descartáveis em arte e a respeito do artista sul-africano Mbongeni Buthelezi, que usa sacolas plásticas de supermercado para compor suas telas. Construímos uma escultura do tamanho das crianças preenchida com embalagens, para reflexão do consumo consciente, e a tela de silhueta de uma das crianças preenchida com tampinhas – inspirada nas obras de Keith Haring”, diz Eliane.

Também houve trabalho na horta na unidade, cultivo e exploração e observação das folhagens, dos insetos de jardim e a realização de registro fotográfico de todos esses elementos. O fotógrafo usado para repertoriar as crianças foi Araquém Alcântara, a partir da análise e releitura de suas fotos de natureza e aves brasileiras, contidas nos livros “Terra Brasil” e “Nossos parques nacionais”.

Uma parceria entre a EMEI e o Núcleo Educativo do Museu da Imigração, na 3ª edição do “Museu vai à Escola”, enriqueceu o projeto “Os pássaros migram”. A ação conjunta possibilitou a formação dos educadores da unidade para a realização de diversas atividades com as crianças. Entre elas, uma análise das fotografias da série “Êxodos”, de Sebastião Salgado, que aborda deslocamentos humanos no planeta. Foi feito um paralelo com a realidade de vida de boa parte das crianças da EMEI, provenientes da Bolívia e de países da África.


Fotografia feita pelo aluno Guilherme Ogusko Morlini

“No segundo passo desta atividade, as crianças escolheram um modelo na escola para eles fazerem a foto inspirada na obra de Salgado. Elas fotografaram os amigos da escola vindos de outros lugares, assim como no livro “Crianças do Êxodo”, do fotógrafo”, disse a professora Eliane.

As fotografias produzidas pelas crianças e pela professora Eliane neste processo foram expostas na Mostra Cultural promovida pela unidade escolar no dia 1º de dezembro. Além da exposição de fotografia, ocorreu também a exposição dos demais trabalhos e ações desenvolvidas na unidade, que abordaram os temas: música, horta pedagógica, culinária e zoológico, além de apresentações das atividades dos projetos Educom, Correio da Amizade e Cine.

Veja a galeria de imagens neste link. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor e estudantes que jogam Carcassonne posando para foto.

Campeão nacional de carcassonne aprendeu jogo com professor da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2022 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

Prefeitura de SP autoriza nomeação de 306 candidatos aprovados em concurso

Publicado em: 09/08/2022 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor Escrevendo Na Lousa
Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.

SME abre inscrições para contratação temporária de professores

Publicado em: 08/08/2022 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.260