Notícias
Festival de Rugby reuniu cerca de 400 estudantes no CEU Três Pontes
Cerca de 400 crianças participaram de atividades esportivas simultâneas
Publicado em: 12/03/2020 16h34 | Atualizado em: 06/08/2021
O dia estava ensolarado quando centenas de crianças desembarcavam dos ônibus em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, que fica no Jardim Romano, região leste da capital, para participarem da primeira edição do Festival de Rugby promovido numa parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Hurra, uma associação sem fins lucrativos que atua desde 2010 em escolas da rede pública utilizando o esporte como ferramenta de educação de valores de cidadania.
Este ano o Festival homenageou o Dia Internacional das Mulheres com o tema “Rugby para Equidade de Gênero”. A Coordenadora Geral da Hurra, Priscila Lourenço, explica que o grande objetivo é conscientizar meninas e meninos sobre os processos de socialização de gênero apoiando e ampliando a participação feminina em atividades esportivas. “Estes Festivais são encontros esportivos e socioeducativos com todos os alunos do projeto, e queremos que a experiência seja prazerosa”, disse.

“O esporte no CEU é muito importante para mostrar para as crianças e adolescentes um novo olhar sobre a sociedade e também na extensão da jornada educativa”, disse Angela Fonseca, Gestora do CEU Três Pontes, destacando o tema do evento sobre a equidade entre os gêneros “Não é só igualdade. A equidade equilibra as relações de gênero”, concluiu.
As meninas e os meninos que participaram do evento são oriundos das turmas do projeto Inspira – Embaixadores do Esporte, realizado em 36 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da cidade de São Paulo e atende, aproximadamente, 3.900 crianças de 8 a 16 anos de idade e capacitou mais de 700 professores da Rede Municipal de Ensino.
Os estudantes foram divididos em grupos e participaram de atividades esportivas simultâneas como o dodgeball, jogo dos passes com a bola de rugby, ninho de bolas e educação financeira. Ao final, todos receberam medalha pela participação.

Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Relacionadas

Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e protagonismo estudantil
Publicado em: 22/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos
Publicado em: 21/07/2025 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito
Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera