Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020
Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Ensino Fundamental e Médio
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
CEU e COCEU
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Bom de Prova
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Relacionadas
Educação Infantil é discutida pelas DREs da Zona Leste
Publicado em: 02/03/2016 12h05 - em CEU e COCEU
Encontro regional pelos direitos da aprendizagem
Publicado em: 02/03/2016 9h08 - em CEU e COCEU
Cursos de Especialização em Educação Especial
Publicado em: 01/03/2016 6h22 - em Educação Especial
Território CEU Tatuapé/Carrão ampliará possibilidades educativas na região leste
Publicado em: 01/03/2016 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo Integral já começou!
Publicado em: 01/03/2016 4h29 - em São Paulo Integral