Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Imprensa Jovem
Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos
Secretaria Municipal de Educação
Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva unidades educacionais a promoverem exibições de filmes com temática ambiental
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Relacionadas

Cerca de 3 mil estudantes das escolas municipais da capital participam da 15ª Campus Party Brasil
Publicado em: 26/07/2023 6h03 - em Núcleo Técnico de Currículo

DRE Santo Amaro e DRE Capela de Socorro promovem diálogo entre educadoras que são referência na Educação Antirracista
Publicado em: 26/07/2023 2h44 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

SME produz vídeo que destaca educação antirracista e o protagonismo da mulher negra
Publicado em: 25/07/2023 8h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura convoca mais Professores de Educação Infantil aprovados em concurso
Publicado em: 25/07/2023 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora articula uso dos periódicos com práticas de alfabetização na EMEF Professor José Rezende
Publicado em: 25/07/2023 1h59 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro