Notícias
Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje
Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?
Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.
Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.
Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.
Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.
Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.
Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Aberta consulta pública sobre mobiliários para primeira infância a serem instaladas em praças, parques e equipamentos públicos
Secretaria Municipal de Educação
Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Secretaria Municipal de Educação
SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca novos professores de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Relacionadas

Aberta consulta pública sobre mobiliários para primeira infância a serem instaladas em praças, parques e equipamentos públicos
Publicado em: 24/03/2023 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Publicado em: 23/03/2023 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Publicado em: 23/03/2023 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca novos professores de Educação Infantil
Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação