Notícias

Estudantes produzem telejornal que trata sobre a “pandemia da desinformação”

Programa aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet atualmente

Publicado em: 20/08/2021 16h04 | Atualizado em: 20/08/2021

foto de estudantes com máscaras usando camisetas na cor laranja da imprensa jovem sentados lado a lado apresentando telejornalA pandemia da desinformação é o tema da primeira edição de 2021 do JH – Jornal Henfilmes. A produção é desenvolvida por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Sousa Filho – Henfil, situada no extremo leste da cidade de São Paulo e trata sobre as informações falsas que circulam nas mídias digitais.

Por meio de entrevistas com estudantes sobre o recebimento de notícias falsas e a opinião técnica de professores, a equipe de Imprensa Jovem da EMEF aborda a desinformação em torno da vacina e as interferências que as notícias falsas causam na saúde pública. A edição do jornal aponta que o tema das vacinas é o principal alvo de fake news que circulam na internet, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No vídeo a professora Lívia Tozzeti fala sobre a necessidade da população fazer a leitura crítica das informações que recebem e veiculam nas redes sociais. Marcelo Guerra, professor de história e geografia da unidade educacional, enfatizou a responsabilidade que governos e gestores públicos devem ter em seus discursos enquanto fazem a gestão de crises em meio a situação pandêmica atual. 

Confira a primeira edição de 2021 do Jornal do JH:

Imprensa Jovem 

Criado em 2005, é um projeto de educação midiática que está presente em aproximadamente 100 escolas municipais da capital. Nelas, por meio da produção jornalística multimídia, cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de agências de notícias são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI - Módulo II

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI – Módulo II

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo - Construção Curricular

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo – Construção Curricular

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana

Autoavaliação institucional participativa

Publicado em: 20/04/2016 3h32 - em Educação Infantil

2ª Jornada pela Democracia na DRE Pirituba

Jornada pela Democracia nos CEUs da DRE Pirituba

Publicado em: 20/04/2016 12h32 - em CEU e COCEU

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

Publicado em: 20/04/2016 10h55 - em CEU e COCEU

1 1.282 1.283 1.284 1.285 1.286 1.476