Notícias

Estudantes e educadores participam do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação

Evento possibilitou o compartilhamento de experiências educomunicativas realizadas por estudantes e educadores da RME

Publicado em: 23/11/2018 19h10 | Atualizado em: 30/11/2020

ENCONTRO_EDUCOM_ECA_740X430_2.jpg

Entre os dias 12 e 14 de novembro, cerca de 300 educadores e 50 estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizados na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) tornou possível a presença de professores, crianças, adolescentes e adultos estudantes da RME compartilhando suas experiências educomunicativas, realizando coberturas jornalísticas e participando em mesas redondas, painéis temáticos e papers científicos.

O Congresso reuniu, durante três dias, em diferentes espaços de formação, profissionais de 15 países e 18 estados do Brasil, e contou com a apresentação de trabalhos realizados por estudantes e educadores da RME sobre as seguintes temáticas:

Painel Temático – Educomunicação e mídia-educação como políticas públicas. Professor Carlos Alberto Mendes de Lima – Núcleo de Educomunicação da SME.

Painel Temático – Ativismo social juvenil: trajetórias de práticas educomunicativas. Professora Lucilene Varandas – CEU Casa Blanca.

Painel Temático – Vozes das crianças, adolescentes e jovens: experiências em Educomunicação. Imprensa Jovem – Centro de Educação Infantil Jardim Reimberg, EMEF Júlio Marcondes Salgado (Rádio JMS), CECI Krukutú, CECI Tenondé Porã e CECI Jaraguá e EMEF Casa Blanca.

Grupo Temático – O cinema na escola após a lei 13.006/14. Professores da EMEF Saturtino Pereira e a Profa Dra. Cláudia Mogadouro.

Grupo Temático – A Educomunicação e a formação de professores na Rede Municipal de Educação de São Paulo: Uma perspectiva crítica colaborativa. Professora Sandra Santela de Sousa. EMEF Estação Jaraguá.

Grupo Temático – Educomunicação na infância: experiências, interações e protagonismo. Professora Silvia dos Santos. EMEI Angenor de Oliveira – Cartola.

Workshop – Imprensa Jovem: a experiência dos 750 projetos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Professor e Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.

De acordo com Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação, “o evento é momento singular para acessar conhecimentos de especialistas que possam impactar no desenvolvimento de projetos e no intercâmbio de experiências entre iniciativas produzidas nas escolas municipais com outras redes de ensino e organizações”.

O Coordenador Geral do evento, Professor Dr. Ismar de Oliveira Soares, comentou sobre a participação dos estudantes e educadores da RME. “Um dos exemplos que se apresenta ao mundo para conversar a respeito de Educomunicação é a prática educomunicativa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A presença da rede foi muito importante, houve painéis falando sobre práticas educomunicativas, com a presença e participação das equipes da Imprensa Jovem. A Prefeitura de São Paulo esteve brilhando o tempo todo no evento, suscitando perguntas e mostrando que é possível caminharmos juntos”, relata Ismar.

.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300