Notícias

Estudantes e educadores participam do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação

Evento possibilitou o compartilhamento de experiências educomunicativas realizadas por estudantes e educadores da RME

Publicado em: 23/11/2018 19h10 | Atualizado em: 30/11/2020

ENCONTRO_EDUCOM_ECA_740X430_2.jpg

Entre os dias 12 e 14 de novembro, cerca de 300 educadores e 50 estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e do VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizados na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) tornou possível a presença de professores, crianças, adolescentes e adultos estudantes da RME compartilhando suas experiências educomunicativas, realizando coberturas jornalísticas e participando em mesas redondas, painéis temáticos e papers científicos.

O Congresso reuniu, durante três dias, em diferentes espaços de formação, profissionais de 15 países e 18 estados do Brasil, e contou com a apresentação de trabalhos realizados por estudantes e educadores da RME sobre as seguintes temáticas:

Painel Temático – Educomunicação e mídia-educação como políticas públicas. Professor Carlos Alberto Mendes de Lima – Núcleo de Educomunicação da SME.

Painel Temático – Ativismo social juvenil: trajetórias de práticas educomunicativas. Professora Lucilene Varandas – CEU Casa Blanca.

Painel Temático – Vozes das crianças, adolescentes e jovens: experiências em Educomunicação. Imprensa Jovem – Centro de Educação Infantil Jardim Reimberg, EMEF Júlio Marcondes Salgado (Rádio JMS), CECI Krukutú, CECI Tenondé Porã e CECI Jaraguá e EMEF Casa Blanca.

Grupo Temático – O cinema na escola após a lei 13.006/14. Professores da EMEF Saturtino Pereira e a Profa Dra. Cláudia Mogadouro.

Grupo Temático – A Educomunicação e a formação de professores na Rede Municipal de Educação de São Paulo: Uma perspectiva crítica colaborativa. Professora Sandra Santela de Sousa. EMEF Estação Jaraguá.

Grupo Temático – Educomunicação na infância: experiências, interações e protagonismo. Professora Silvia dos Santos. EMEI Angenor de Oliveira – Cartola.

Workshop – Imprensa Jovem: a experiência dos 750 projetos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Professor e Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.

De acordo com Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação, “o evento é momento singular para acessar conhecimentos de especialistas que possam impactar no desenvolvimento de projetos e no intercâmbio de experiências entre iniciativas produzidas nas escolas municipais com outras redes de ensino e organizações”.

O Coordenador Geral do evento, Professor Dr. Ismar de Oliveira Soares, comentou sobre a participação dos estudantes e educadores da RME. “Um dos exemplos que se apresenta ao mundo para conversar a respeito de Educomunicação é a prática educomunicativa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A presença da rede foi muito importante, houve painéis falando sobre práticas educomunicativas, com a presença e participação das equipes da Imprensa Jovem. A Prefeitura de São Paulo esteve brilhando o tempo todo no evento, suscitando perguntas e mostrando que é possível caminharmos juntos”, relata Ismar.

.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440