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Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis

Projeto de robótica inclusiva desenvolvido em Parelheiros promove inclusão e aprendizado

Publicado em: 22/09/2025 9h51 | Atualizado em: 23/09/2025
Cadeira de rodas com tubos de pvc

Unindo robótica, inclusão e sustentabilidade, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Manoel Vieira de Queiroz, no CEU Parelheiros, extremo sul de São Paulo, criaram uma cadeira de rodas inteligente e autônoma utilizando materiais sustentáveis. A iniciativa está transformando o aprendizado em impacto real dentro e fora da comunidade escolar. 

A ideia surgiu após uma conversa com os estudantes, quando foi observada a presença significativa de pessoas com dificuldades de locomoção na escola. “Pensando nas necessidades do território, incentivamos os estudantes a criarem um projeto de robótica inclusiva. O objetivo foi garantir oportunidades iguais de locomoção para pessoas com deficiência, independentemente de suas condições físicas”, explicou a POED (Professora Orientadora de Educação Digital) Selma Jacome, responsável pelo projeto. 

Na unidade, cerca de 140 dos 1200 estudantes matriculados são público-alvo da educação especial. A decisão de trabalhar com inclusão dialogou com os conteúdos do caderno de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A cadeira foi construída do zero, com estrutura em tubos de PVC, escolhidos pela facilidade de corte e manuseio, rodas de bicicleta e um assento estofado para conforto. Na parte eletrônica, os estudantes aplicaram conhecimentos de robótica. Instalaram motor, bateria e um controlador no apoio de braço, conectado a um sistema com três eixos de Arduíno. 

O resultado foi surpreendente: uma cadeira de rodas funcional, prática, sustentável e responsiva. “Este projeto vem transformando a vida dos estudantes porque reduziu a evasão escolar, aumentou a autonomia e a responsabilidade, além de fortalecer o trabalho em equipe e a confiança em suas próprias capacidades”, destacou a professora Selma.  

E para manter o programa registrado, um site próprio foi elaborado pela professora e os estudantes, chamado “WHEELCHAIR – Robótica Inclusiva PCD”, onde o passo a passo da elaboração foi destacado. 

Referência na Educação Digital 

O projeto foi exibido no Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem, no sábado (20), em que foi discutido a acessibilidade e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.  

A edição de 2025 do Seminário e Mostra de Tecnologias, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro no CEU Rei Pelé, também contará com a participação no projeto.  

Tecnologias para Aprendizagem (TPA)  

O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) faz parte da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e é responsável por integrar as tecnologias ao currículo da Rede Municipal, com foco na formação dos Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) e demais educadores.  

Suas ações são pautadas em valores como cidadania digital, protagonismo, autonomia, colaboração, pensamento crítico e acesso democrático às tecnologias de informação e comunicação, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que incentivam estudantes a compreender, interagir e ressignificar o mundo por meio da tecnologia, em favor de uma formação integral e cidadã. 

Saiba mais sobre o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem. 

Confira mais imagens da cadeira:

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