Notícias
Estudantes de EMEF ajudam a desenvolver game que incentiva a alimentação saudável
Aplicativo foi desenvolvido por Instituto Akatu com co-criação de estudantes da EMEF João Domingues Sampaio e de mais três escolas
Publicado em: 02/05/2019 18h08 | Atualizado em: 04/05/2021Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, situado no bairro Vila Maria Alta, na Zona Norte de São Paulo, participaram como co-criadores do desenvolvimento de um aplicativo que estimula a alimentação saudável. O aplicativo “RangoMania: um game” foi desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu e envolveu mais três escolas públicas de diferentes regiões do país.
O jogo incentiva que jovens selecionem melhor as opções para sua dieta, destacando o efeito da alimentação desequilibrada para sua saúde e seu dia a dia. O lançamento da plataforma aconteceu nesta quinta-feira (02) na EMEF João Domingues Sampaio.
O processo para a construção do aplicativo ocorreu em 2018 e envolveu cerca de 200 alunos do 6º ano ao 9º ano da EMEF, que atualmente estão no 7º ano. Em um dos encontros os estudantes participaram de um bate papo no qual foi possível investigar seus hábitos alimentares. Em outro encontro os estudantes participaram de uma maratona de jogos que resultaram em ajustes da plataforma.
A parceria da escola com o Instituto Akatu surgiu em 2016, a partir das aulas de ciências que tinha com o tema a alimentação. Os estudantes utilizaram os jogos do circuito “Comer, dividir e brincar” e, a partir daí, estreitaram os laços com a instituição, que resultou em formações e cadastro dos alunos na plataforma.
“Trabalhar o assunto da alimentação saudável na escola é fundamental. Além de aumentar o consumo dos alimentos da merenda escolar, cujo cardápio é equilibrado e elaborado por nutricionistas, também trabalhamos numa perspectiva preventiva de promoção da saúde de todos. Afinal, nossos estudantes são multiplicadores das informações que aprendem na escola”, comenta a Coordenadora Pedagógica da EMEF João Domingues, Elisângela Janoni.
RangoMania
O aplicativo busca compartilhar saberes, experiências e perspectivas sobre educação nutricional de diferentes regiões do país, com destaque para a valorização dos alimentos regionais. Além disso, facilita o entendimento da relação entre os alimentos escolhidos no momento das compras e as refeições elaboradas a partir deles.
O aplicativo será disponibilizado para download gratuito aos usuários de Android ou iOS e será sugerido como atividade por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br) – rede de aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI
Secretaria Municipal de Educação
Etapa regional da Conferência Municipal de Educação ocorre nos dias 14 e 15 de abril
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga lista final de candidatos habilitados para credenciamento de instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras
Secretaria Municipal de Educação
300 garotas participam do Festival de Xadrez da Mulher nesta quinta (30)
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases inicia processo de preparação para a Conferência Regional de Educação 2023
Relacionadas

Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Publicado em: 29/03/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI
Publicado em: 29/03/2023 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Etapa regional da Conferência Municipal de Educação ocorre nos dias 14 e 15 de abril
Publicado em: 29/03/2023 12h55 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga lista final de candidatos habilitados para credenciamento de instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras
Publicado em: 27/03/2023 7h28 - em Secretaria Municipal de Educação

300 garotas participam do Festival de Xadrez da Mulher nesta quinta (30)
Publicado em: 27/03/2023 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação