Notícias
Estudantes da RME participam da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa
Cinco garotas do Imprensa Jovem da EMEF Pedro Américo foram convidadas a fazer cobertura do evento em São João Del-Rei (MG)
Publicado em: 17/11/2023 12h44 | Atualizado em: 17/11/2023
Durante os dias 12 e 15 de novembro, cinco estudantes e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Américo participaram da 3ª edição da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais. Por participarem de uma equipe de Imprensa Jovem, as garotas foram convidadas pela organização para fazerem a cobertura jornalística do evento.
A CBAC 2023 foi realizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei e o MIT Media Lab. A programação contou com apresentações de trabalhos, oficinas, mostra interativa, palestras e keynotes que estimulam a reflexão sobre o caminho da Aprendizagem Criativa no Brasil.
A escola onde as garotas estudam está localizada na Vila Bancária Munhoz, na zona norte da capital, e faz parte da Diretoria Regional de Educação Freguesia Brasilândia. Matriculadas em turmas do 8º e 9º anos, elas já atuam com comprometimento da equipe de jovens jornalistas da unidade sob a orientação de Claudia Maria Meirelles, que é Professora Orientadora de Educação Digital (POED) e da professora de Língua Portuguesa, Camila Petrasso.
O convite para a participação no CBAC 2023 surgiu devido ao fato dos estudantes da EMEF já terem feito cobertura em outros eventos que envolvem Aprendizagem Criativa e pela escola ter um dos seus trabalhos escolhidos para ser apresentado durante a conferência.
A professora Claudia Meirelles participou de uma mesa sobre Tinkering, que é uma metodologia de aprendizagem “mão na massa” juntamente com Sebastian Martin e Nathan Rabinovitch na CBAC 2023. Ela também expôs, em formato de banner, as ações da Semana Pedro Américo, que é uma atividade anual, permanente, onde a organização dos tempos e espaços escolares é desconstruída e são oferecidas diversas oficinas aos estudantes. “Durante o evento os estudantes fazem opção das atividades que querem participar e isso promove reflexões sobre temas pertinentes, tanto à nossa escola como à vida além dos muros dela”, comenta a professora.
Já as meninas, durante a cobertura da conferência, tiveram a oportunidade de entrevistar personalidades como Natalie Rusk, que atua como pesquisadora no Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Laboratory, desenvolvendo tecnologias de aprendizagem criativa; com Janine Schultz, Co-diretora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e uma das organizadoras da CBAC; com Sebastian Martin, cientista e designer no Tinkering Studio, em São Francisco (EUA) e com Nathan Rabinovitch, que é pesquisador, educador e tinkerer.
Sobre a experiência de estar com as estudantes na Conferência, a professora Cláudia diz que foi fantástico. “Além de fazer a cobertura do evento e entrevistar personalidades nacionais e internacionais, as meninas puderam conhecer o campus da Universidade Federal de São João del-Rei, visitar alguns pontos turísticos da cidade, que é rica em história. Percebemos que, ao ver as igrejas e a arquitetura das construções, elas conseguiram fazer relações com as aulas de história. Sem dúvidas, foi uma experiência maravilhosa para elas e pra mim, como professora”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera




