Notícias
Estudantes da Rede Municipal expõem projetos em Mostra de Tecnologias na USP
Evento ainda terá seminários e maratonas de robótica; tema é trabalhado nas escolas municipais desde 2017
Publicado em: 10/11/2022 8h00 | Atualizado em: 10/11/2022
Um arduíno que irriga o solo, lixo eletrônico que vira brinquedo e outros projetos feitos por estudantes da Rede Municipal de São Paulo com stop motion, robótica, itens recicláveis e diferentes linguagens de programação poderão ser conferidos no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que ocorre nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP.
A mostra reúne trabalhos realizados a partir do conceito de educação maker e aprendizagem criativa, que prevê que o aluno desenvolva soluções com atividades mão na massa. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, e protótipos de Cidades Inteligentes utilizando e-lixo.
O evento ainda contará com uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.
Para os seminários são esperados professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal que já foram previamente inscritos.
Confira aqui a programação de oficinas.
JAM e hackaton
O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.
Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes e um professor responsável.
Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.
VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminários “Juntos pela Aprendizagem” iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/07/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação