Notícias

Estudantes conquistam prêmio com vídeo sobre mobilidade de idosos em SP

Cerimônia do Prêmio Ecléa Bosi ocorreu no dia 22/9, na Câmara Municipal dos Vereadores.

Publicado em: 28/09/2018 17h24 | Atualizado em: 30/11/2020

eclea_bosi_740X430.jpg

Entre os meses de agosto e setembro, as estudantes Hemilly Araújo e Raquel Paternostro, matriculadas no 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martin Francisco Ribeiro de Andrada, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, participaram da 1ª edição do “Prêmio Ecléa Bosi – Enlace de gerações”, com um vídeo sobre o tema “mobilidade de idosos”. A produção foi premiada e ficou entre as três primeiras colocações.

O prêmio busca render homenagens a Ecléa Bosi (saiba mais abaixo) e disseminar sua obra política, científica e cultural entre as novas gerações, estimulando crianças e jovens a conhecer seu legado de respeito aos idosos e busca por construção de uma sociedade livre, justa e igualitária.

As estudantes foram incentivadas a participar do Prêmio pela Coordenadora Pedagógica, Loraine Silva, que divulgou a iniciativa a elas após saber que ambas manifestaram interesse em fazer vídeos para o You Tube e por serem alunas participativas nos projetos da escola.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, “essa é uma boa oportunidade para mostrar que os adolescentes sabem se comprometer com algo e podem ter voz sobre diferentes assuntos, além de fazer a gente pensar sobre o que os idosos passam durante essa etapa da vida”.

Após a etapa de produção, envio e classificação entre os oito finalistas, as estudantes foram convidadas a participar do processo de seleção dos três vídeos ganhadores do prêmio, “Depois de quatro turnos de votação, nosso vídeo recebeu o 3° prêmio de 1° lugar. No dia 22 de setembro, os responsáveis pelos três vídeos vencedores se reuniram na Câmara Municipal dos vereadores para receber o prêmio. Foi bem legal, tirando o nervosismo”, relata Raquel.

A estudante Hemilly não pôde participar do processo de seleção, mas estava presente no dia da premiação. “Na hora, as pernas ficaram moles, as mãos começaram a tremer e o coração ficou acelerado. Apesar de todo nervosismo, foi muito bom participar do concurso”, revela Hemilly.

Foram conferidos, aos vencedores, três prêmios no valor de R$ 1 mil, além de uma vivência cultural pela cidade de São Paulo.

Assista ao vídeo produzido pelas estudantes.

Sobre Éclea Bosi – Professora emérita na faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da carreira, dedicou-se a estudar, ensinar e publicar livros sobre assuntos diversos, como memória, cultura popular, mulheres trabalhadoras e velhice.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210