Notícias
Estudantes conquistam prêmio com vídeo sobre mobilidade de idosos em SP
Cerimônia do Prêmio Ecléa Bosi ocorreu no dia 22/9, na Câmara Municipal dos Vereadores.
Publicado em: 28/09/2018 17h24 | Atualizado em: 30/11/2020Entre os meses de agosto e setembro, as estudantes Hemilly Araújo e Raquel Paternostro, matriculadas no 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martin Francisco Ribeiro de Andrada, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, participaram da 1ª edição do “Prêmio Ecléa Bosi – Enlace de gerações”, com um vídeo sobre o tema “mobilidade de idosos”. A produção foi premiada e ficou entre as três primeiras colocações.
O prêmio busca render homenagens a Ecléa Bosi (saiba mais abaixo) e disseminar sua obra política, científica e cultural entre as novas gerações, estimulando crianças e jovens a conhecer seu legado de respeito aos idosos e busca por construção de uma sociedade livre, justa e igualitária.
As estudantes foram incentivadas a participar do Prêmio pela Coordenadora Pedagógica, Loraine Silva, que divulgou a iniciativa a elas após saber que ambas manifestaram interesse em fazer vídeos para o You Tube e por serem alunas participativas nos projetos da escola.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, “essa é uma boa oportunidade para mostrar que os adolescentes sabem se comprometer com algo e podem ter voz sobre diferentes assuntos, além de fazer a gente pensar sobre o que os idosos passam durante essa etapa da vida”.
Após a etapa de produção, envio e classificação entre os oito finalistas, as estudantes foram convidadas a participar do processo de seleção dos três vídeos ganhadores do prêmio, “Depois de quatro turnos de votação, nosso vídeo recebeu o 3° prêmio de 1° lugar. No dia 22 de setembro, os responsáveis pelos três vídeos vencedores se reuniram na Câmara Municipal dos vereadores para receber o prêmio. Foi bem legal, tirando o nervosismo”, relata Raquel.
A estudante Hemilly não pôde participar do processo de seleção, mas estava presente no dia da premiação. “Na hora, as pernas ficaram moles, as mãos começaram a tremer e o coração ficou acelerado. Apesar de todo nervosismo, foi muito bom participar do concurso”, revela Hemilly.
Foram conferidos, aos vencedores, três prêmios no valor de R$ 1 mil, além de uma vivência cultural pela cidade de São Paulo.
Sobre Éclea Bosi – Professora emérita na faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo da carreira, dedicou-se a estudar, ensinar e publicar livros sobre assuntos diversos, como memória, cultura popular, mulheres trabalhadoras e velhice.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Secretaria Municipal de Educação
Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Relacionadas

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Publicado em: 03/10/2023 1h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Publicado em: 03/10/2023 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos