Notícias

Escolas promovem “Leituraço!” no Junho Migrante

Iniciativa prevê momentos de leitura mediada que valorizam a cultura e histórias os povos migrantes

Publicado em: 13/06/2022 17h06 | Atualizado em: 13/06/2022
fotografia de uma sobreposição de livros com temática de migrantes

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da equipe da Sala Espaço e Leitura, realiza neste mês de junho a 1º edição do “Leituraço! Junho Migrante”. Nesta edição, a ação tem como objetivo promover e valorizar a cultura e histórias dos povos migrantes.

Para ampliar os acervos das salas de leitura e promover o Leituraço, foram enviados para as unidades de Educação infantil, 11 novos títulos com dois exemplares cada. No Ensino Fundamental, Médio e EJA, cada escola recebeu 28 títulos com dois exemplares cada. Entre as obras estão “Refugiados”, “Migrantes”, “Migrando” e “A viagem”.

O objetivo do projeto é oferecer uma mediação com os estudantes que valorize e permita a apropriação do acervo da Sala de leitura e das reflexões propostas no Leituraço! A iniciativa faz parte das ações do Junho Migrante, porém, é importante que as unidades planejem outros momentos como este durante o ano letivo.

O projeto “Leituraço!” – está presente na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP) desde 2014 e propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações africanas, afro-brasileira, indígena e povos migrantes.

A ação contribui para o aumento de repertório e enfatiza a importância, potência e riqueza dessas populações, auxiliando na desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário em torno delas e fortalece as identidades de estudantes e educadores.

A educação antirracista e antixenofóbica é uma premissa da RMESP e deve ser compreendida como mais um momento, dentre tantos outros, de práticas intencionais que têm por objetivo a valorização de diferentes culturas, além da ampliação de repertório positivo acerca dessas populações.

Veja o material orientador do “Leituraço! Junho Migrante”. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647