Escola promove projeto de educomunicação com Libras

Por meio de atividades de produção de vídeos e aprendizado de linguagem de sinais, estudantes desenvolvem habilidades de comunicação com pessoas surdas e mudas.

Publicado em: 04/09/2023 12h45 | Atualizado em: 26/09/2023
foto de uma menina e uma adulta, elas estão sorrindo. a menina é uma Estudante Surda

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourival Brandão dos Santos, localizada em São Paulo, está realizando um projeto inovador que une a educação, a comunicação e a inclusão. O projeto “Libras em meio à Educomunicação” tem como objetivo ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos ouvintes e surdos, além de promover a cultura da comunidade surda e o uso de tecnologias digitais.

O projeto surgiu da necessidade de acolher uma aluna com deficiência auditiva, Emilly Apolonio dos Santos, que ingressou na escola em 2023 no primeiro ano. A partir daí, a escola mobilizou todo o grupo escolar para aprender Libras e se comunicar com a aluna. O projeto também visa atender à legislação que prevê o ensino de Libras nas escolas públicas e privadas.

O projeto é desenvolvido no contraturno escolar, com dois grupos de 25 alunos cada, que participam de atividades lúdicas e interativas envolvendo Libras, músicas, histórias, poesias, jogos manuais, jogos digitais, blog, site e outros gêneros. As aulas são ministradas por professores capacitados em Libras e em linguagem tecnológica.

Segundo os coordenadores do projeto, os resultados têm sido positivos, tanto para os alunos surdos quanto para os ouvintes. Os alunos relatam que estão aprendendo uma nova língua e uma nova cultura, além de se sentirem mais integrados e respeitados. Os pais também elogiam o projeto e afirmam que seus filhos estão mais motivados e felizes com a escola.

O projeto “Libras em meio à Educomunicação” é um exemplo de como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e solidários, que valorizam a diversidade e a inclusão. O projeto também demonstra a importância da parceria entre as instituições de ensino para o avanço da ciência e da educação no Brasil.

Assista aqui o vídeo do Projeto